quinta-feira, dezembro 08, 2011

A Guerra Civil Espanhola

A Guerra Civil em Espanha (1936 -39) foi o acontecimento mais traumático que ocorreu antes da 2ª Guerra Mundial. Nela estiveram presentes todos os elementos militares e ideológicos que marcaram o século XX.
De um lado posicionaram-se as forças nacionalistas e fascistas, aliadas das classes e instituições tradicionais da Espanha daquela época (exército, igreja e o latifúndio) e do outro a Frente Popular que constituía o Governo Republicano, representando os sindicatos, os partidos de esquerda e os partidários da democracia.A direita espanhola entendia que tinha que travar uma cruzada para livrar o país da influência comunista e da franco-maçonaria e restabelecer os valores da Espanha tradicional, autoritária e católica. Para isso, era preciso esmagar a república, que tinha sido proclamada em 1931, com a queda da monarquia.
A(s) esquerda(s) entendia
(m) que era preciso travar o avanço do fascismo que já tinha conquistado a Itália (em 1922), a Alemanha (em 1933) e a Áustria (em 1934). Assim, socialistas, comunistas (estalinistas e troskistas), anarquistas e democratas liberais deveriam unir-se para inverter a tendência mundial favorável aos regimes direitistas.
Foi, justamente, este amplo combate ideológico que fez com que a Guerra Civil deixasse de ser um acontecimento puramente espanhol para se tornar num campo de batalha entre forças que disputavam a hegemonia do mundo. Na Guerra Civil espanhola estiveram envolvidas, então, a Alemanha nazi e a Itália fascista, que apoiavam o golpe do General Franco e, a União Soviética, que se solidarizou com o governo Republicano.
Hoje proponho-lhe que assista a uma apresentação (muito bem feita) sobre a guerra civil espanhola. São imagens com história feitas por três fotógrafos. Elas contam a história desta guerra e incluem as da participação do batalhão canadiano - americano e de E. Hemingway que combateram ao lado dos republicanos.

Sem comentários: