terça-feira, setembro 23, 2014

O Palacete do Chafariz D’El Rei

O Palacete do Chafariz D’El Rei (1915) situa-se em Lisboa, na freguesia da Sé, ao pé de Alfama, um dos bairros mais antigos da capital portuguesa. Este edifício não passa despercebido, pois era exactamente esse o objetivo de João Antonio Santos, quando o decidiu construir, em 1909.
João Santos tinha acabado de voltar do Brasil, onde tinha feito fortuna e queria fazer-se notar na capital, pelo que mandou construír um palacete com uma uma mistura desordenada de estilos e de referências: estilo neo - islâmico, elementos neo-barrocos e neo-clássicos somados a referências art nouveau, com pinceladas de exotismo. Uma extravagância sem fim!
O resultado foi um prédio em oposição extrema ao gosto da tradicional burguesia lisboeta, de então.
No seu conjunto, o edifício é representativo de um revivalismo e espírito romântico que se vai prolongar até á segunda década do século XX no nosso país. Esse espírito romântico e ecléctico está patente na intenção de conciliar num mesmo espaço soluções decorativas referentes a várias influencias estilísticas, assim como recorrendo a uma grande variedade de materiais e técnicas decorativas e construtivas.
O Palacete do Chafariz d’El Rei tem este nome devido à fonte sobre a qual foi construído e mantém-se mais imponente do que nunca. Já agora saiba que o Chafariz d'El Rei é o chafariz mais antigo de Lisboa, tendo sido construido no século XII. Foi uma importante fonte de água doce no século XVI, para as embarcações dos descobrimentos portugueses.
Cem anos depois da sua construção como palacete privado, este edifício romântico abriu portas como um dos mais charmosos hotéis de Lisboa, graças ao madrilenho Emilio Castillejos que o comprou em 2009 e se uniu a Rui Teixeira, para lhe devolver toda sua majestade, após dois anos de restauro.
Se vier de férias até Lisboa, não deixe de passar ali uns dias.
Olhe que vale bem a pena!

2 comentários:

turbolenta disse...

Fabuloso!

Anónimo disse...

FABULOSO!