sábado, outubro 08, 2022

Annie Ernaux: Uma Paixão Simples

Annie Ernaux (1940), é uma escritora e professora francesa. A sua obra literária, principalmente autobiográfica, romance e memórias, remete para a sociologia.

Ernaux foi laureada com o Prémio Nobel de Literatura de 2022 "pela coragem e acuidade clínica com que descortina as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal", tornando-se na primeira mulher francesa a ser laureada com o Nobel de Literatura.

Deixo-lhe aqui em baixo, a sinopse de um dos livros, publicados em Portugal, desta autora. Lançado em 1991, Uma Paixão Simples surpreendeu o panorama literário francês, quebrando os estereótipos do romance, sentimental pelo seu erotismo e pela sua honestidade. Em 2020, é adaptado ao cinema por Danielle Arbid.

Sinopse:

De um lado, uma mulher culta, independente, divorciada e já com filhos adultos. Do outro, um homem casado, estrangeiro, mais jovem, por quem ela perde completamente a cabeça. E por quem espera, dia após dia. Se o tema parece trivial, não o é, de todo, o modo como os dois anos que dura esta «paixão simples» são contados: no seu estilo frontal, acutilante, despido de vergonhas e julgamentos, Annie Ernaux desfoca a linha ténue entre ficção e autobiografia e põe na voz da narradora as confidências da história de uma relação que toma conta de tudo, que extasia e rebaixa, fonte da maior felicidade e da mais dolorosa solidão. Viver algo assim será, talvez, o maior privilégio da existência.

sexta-feira, outubro 07, 2022

O Vale do Catimbau

O Parque Nacional do Catimbau, também conhecido como Vale do Catimbau, é um parque nacional brasileiro localizado no estado de Pernambuco. Foi criado em 2002 e abrange os municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga, entre o Agreste e o Sertão pernambucano. O parque é o segundo do estado (o primeiro é o de Fernando de Noronha). O Vale do Catimbau preserva uma das últimas áreas da Caatinga brasileira. A caatinga é um bioma único e exclusivo do Brasil, e ali estão cerca de 62.300 ha de caatinga preservada que abrigam milhares de espécies endémicas e Migratórias.

É formado por montanhas de topo suave. Entre as montanhas encontram-se encostas abruptas e vales abertos. É uma região de intensa erosão. As formações geológicas são compostas de arenitos de diversas cores e tipos, com mais de 100 milhões de anos. Apresenta cerca de duas mil cavernas e 28 cavernas - cemitério.

O Parque é considerado uma Área de Extrema Importância Biológica e arqueológica, pois, apresenta também registos de pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica datados de há pelo menos 6 000 anos. 

São mais de 42 os sítios arqueológicos catalogados no Vale do Catimbau. Com isso, o Catimbau é considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil. 

Se quiser ficar a conhecer melhor esta região não deixe de ver o vídeo abaixo. 

Vale bem a pena. Não perca.

quinta-feira, outubro 06, 2022

quarta-feira, outubro 05, 2022

Ser Professor...

Ser professor é...

Construir castelos.

Não só castelos mágicos, belos e grandiosos.

Mas castelos fortes, com bases firmes.

Capazes de resistir ao tempo, às tempestades...

Às guerras e aos conflitos.


É ser capaz de enxergar longe.

Ver além do que se possa imaginar.

É sentir e esperar sempre...

Que tudo embora não seja perfeito.

Transforma-se em coisas belas,

Significantes e edificantes.


Ser professor é acalentar sonhos.

Realizar desejos, mostrar caminhos.

Partilhar alegrias...

Conviver com as tristezas.

Transformar planos em realidade.


É ver nas entrelinhas.

Buscar o que está lá no fundo guardado...

Trancado, acanhado e transformá-lo...

Em grandes conquistas e realizações.


O professor semeia e constrói um mundo...

De magia, beleza, sonhos e conhecimento.

Conceição Chaves

terça-feira, outubro 04, 2022

As Cavacas de Santa Maria

As Cavacas são doces muito tradicionais em Portugal, porém a sua confecção varia de região para região. 

Este doce de origem portuguesa, famoso também pela sua história, nasceu nos velhos conventos de Portugal. A sua receita contém ovos, açúcar, e farinha.

Um dos exemplos mais conhecidos são as Cavacas de Resende, oriundas do concelho de Resende. A sua massa é feita com ovos caseiros, farinha e açúcar, sendo adicionada à massa dois tipos de caldas de açúcar após a cozedura e corte das fatias (o que lhe dá um aspeto muito diferente dos restantes tipos de cavacas) em particular as das Caldas da RainhaSanta Maria (Açores) e Aveiro.

Em Aveiro, milhares de cavacas são arremessadas anualmente do topo da Capela de São Gonçalinho, durante as festas do bairro da Beira-Mar (Vera-Cruz), como forma de pagamento de promessas.

Existem várias receitas de Cavacas à moda de Santa Maria, deixo-lhe aqui uma delas de forma a poder fazê-la e provar esta deliciosa iguaria portuguesa.

Ingredientes:

Para a Massa
10 ovos
125 g de farinha
½ chávena (de café) de água
2 chávenas (de café) de azeite
Para a Calda
400 g de açúcar
1 chávena (de chá) de água

Preparação:

Leve o azeite ao lume até levantar fervura. Acrescente a farinha e os ovos, um a um, e vá batendo com uma colher de pau a cada ovo adicionado. Após mexer bem até a massa ficar com uma consistência mole e com bolhas de ar acrescente a água.
Adicione 1 colher de sopa desta massa em formas de queques já untadas com manteiga e polvilhadas com farinha e leve ao forno pré aquecido a 220ºc. Deixe-a cozinhar por aproximadamente 30 minutos a 200ºc. Após estarem douradas tire-as do forno e deixe-as arrefecer para colocar a calda.
Enquanto a massa arrefece, comece a fazer a calda. Para a calda junte num tacho o açúcar e a água ao lume até ferver. Agora é só cobrir as cavacas com a calda e deixar secar.

segunda-feira, outubro 03, 2022

Yuanfen

Yuanfen é uma curta metragem de animação de Amanda Sparso, que nos mostra o mundo visto pelos olhos de uma criança.

Sinopse:

Este vídeo conta uma história de adoção vista através dos olhos de uma criança.

O curta-metragem animado de Yuanfen conta a história de uma jovem órfã que é conduzida numa jornada pela China para se unir aos futuros pais.

O tema principal da obra: "Adotar uma criança, não vai mudar o mundo, mas para aquela criança, o mundo vai mudar." 

domingo, outubro 02, 2022

Oh Naia

Jornal de Notícias (Foto)

Ouça a cantora Lura em Oh Naia.

Lura (Lisboa, 1975), é uma cantora portuguesa, de ascendência cabo-verdiana. As suas composições baseiam-se na música tradicional cabo-verdiana como por exemplo a Morna, o Funaná e o Batuque, e influenciadas pela música ocidental africana e contemporânea.

Oh Náia

Kuse ki'n fazeu

Só pamodi n'ba Lisboa

Ma nada n'ka trazeu

A mi n'cumpra tlivison

Ku video ku DVD

Computador pa nha fidjo

Boneca pa nha côdé

Nha dona pidim kelí

Nha pai dja pidim kelá

Nha guenti mó ki'n ta fazi

Sem dinheiro ka ta da


Na frontera: Senhora tem muito peso

Tem que pagar este excesso

Dinheiro gó kem ki fla?

N'papia kuel sô na badiu

Minina n'dal sô pa dôdu

Ê fla: Senhora já viu que

Não tenho o dia todo?


Oh Náia

Kuse ki'n fazeu

Só pamodi n'ba Lisboa

Ma nada n'ka trazeu