segunda-feira, maio 16, 2016

Mayotte

Mayotte ou Maiote é um departamento ultramarino francês, com a capital em Mamoudzou, situado entre o Oceano Índico e o Canal de Moçambique, na porção mais oriental do Arquipélago das Comores.
Maiote é constituído pela ilha Mayotte propriamente dita, também conhecida por Mahoré ou Grande Terre, e duas ilhas bem mais pequenas: Pamanzi (ou Petite Terre) e Chissioi m'Zamboro.
Os seus vizinhos mais próximos são as Comores, a noroeste; Madagáscar, a sudeste; Seicheles, a nordeste; ilhas Gloriosas, dependentes de Reunião, a nordeste; e Moçambique, a oeste.
Foi descoberta por navegadores árabes do período Abássida, no século IX, e anexada, juntamente com as Comores. Em 1503, os portugueses foram os primeiros europeus a chegar à ilha. Foi anexada pela França em 1841.
É uma ilha de origem vulcânica, com um clima tropical, e chuvas de novembro a maio.
Se for até lá não deixe de visistar: A reserva natural de Saziley; as ilhotas Choazils e M’tzamboro; o Monte Choungui; a reserva da Passagem em “S” e a barreira de colinas de Combani e os seus campos de ylang-ylang.
Um dos principais encantos de Mayotte reside na sua barreira de corais que delimita uma das maiores lagunas fechadas do mundo. Mayotte oferece também dos mais belos espetáculos da natureza: o das baleias-jubarte que ensinam os rudimentos da vida aos seus recém-nascidos ou a observação das tartarugas marinhas. A fauna selvagem é diversificada: o maki, espécie de lêmure próprio de Mayotte ou ainda o roussette, morcego imponente que percorre os céus tanto de dia quanto de noite.
Baobás, Tulipeiras do Gabão ou ainda Takamakas espalham-se pelas florestas úmidas e secas. Podem ser vistos também o ylang-ylang e  magníficas orquídeas selvagens (existem quase 50 espécies diferentes) entre as quais a baunilha.
A sua economia tem por base a agricultura, cujos principais produtos são o coco, o cacau, as especiarias e a pesca.
A maioria da população é muçulmana, praticando o islamismo como religião, o que corresponde a 97% da população. Os restantes 3% seguem o cristianismo (na sua maioria católico).
Mayotte é uma sociedade miscigenada, porque herdou um mosaico de culturas: africana, persa, oriental, malgaxe, europeia e árabe. Este cruzamento de vários mundos e civilizações forjou una cultura rica e autêntica.

Sem comentários: