segunda-feira, fevereiro 02, 2015

A Abecásia

A Abecásia é uma região pobre situada no Cáucaso que conta cerca de 240 mil habitantes e tem na Rússia uma aliada.
A Abecásia é uma república autónoma de jure, cuja capital é Sukhumi,  localizada no norte da Geórgia, tendo lutado pela sua independência relativamente a este país. Declarou-a após a guerra civil que ocorreu entre 1992-1993. Esta arruinou a economia local e matou milhares de civis. Permanece em grande medida independente da Geórgia e mantém controle sobre grande parte do seu território, embora não seja reconhecida internacionalmente.
Toda a região da Abecásia fez parte da União Soviética até 1991.Como a União Soviética começou a desintegrar-se no final da década de 1980, cresceram as tensões étnicas entre os abecásios e os georgianos, devido ao surgimento de movimentos que lutavam pela independência da Geórgia. Isto conduziu à guerra de 1992-1993 na Abecásia.  O resultado desta guerra traduziu-se numa derrota militar georgiana, na independência de facto da Abecásia e na fuga em massa e limpeza étnica da população georgiana na Abecásia.
Apesar do acordo de cessar-fogo de 1994, e anos de negociações, a disputa de status não foi resolvida, e apesar da presença a longo prazo de uma força de acompanhamento das Nações Unidas e de uma operação de paz da CEI coordenada pela Rússia, o conflito voltou a deflagrar em vários ocasiões.
Em agosto de 2008, os dois lados enfrentaram-se, novamente, durante a guerra na Ossétia do Sul, o que foi seguido pelo reconhecimento formal da Abecásia pela Rússia, a anulação do acordo de cessar-fogo de 1994 e o término das missões da ONU e da CEI.
Todos os dias, a fronteira entre a Abecásia e a Rússia é atravessada por uma população que tenta vender em território russo os produtos produzidos em terras abkhazes.

Sem comentários: