sábado, julho 09, 2022

A Literatura...

 



" A literatura não é algo que nos faça felizes, mas ajuda-nos a defendermo-nos da infelicidade."

Mario Vargas Llosa

sexta-feira, julho 08, 2022

O Palácio Nacional da Pena

O Palácio Nacional da Pena é uma joia da história e da arquitetura portuguesas, que se situa na Serra de Sintra, muito próximo de Lisboa. O palácio está rodeado de um parque cheio de recantos encantadores, que convidam a passear e ali permanecer por umas horas.
O Palácio Nacional da Pena é um dos expoentes máximos do Romantismo em Portugal e obra de D. Fernando II, o Rei-Artista
Como que saído de um conto de fadas, este lugar colorido, faz sonhar todas as gerações dos que por ali passam e que com ele se deslumbram. 
Encante-se, agora, com esta apresentação de Guida Pinto. Ora veja.

quinta-feira, julho 07, 2022

Cinco Looks Que Devemos Evitar

Saiba que looks (5) devemos evitar, vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

Neste vídeo Luciane mostra-lhe 5 detalhes nos looks que fazem muita diferença para que fiquem lindos ou horríveis. São pequenos pormenores mas que vale a pena saber e aplicar no nosso dia a dia.

Ora veja. Vale bem a pena.

quarta-feira, julho 06, 2022

Atividade Mineira Contaminante

Conhece as consequências da atividade mineira ? Veja o que dizem alguns atores famosos no vídeo abaixo.

O filme contou com a participação voluntária dos seguinte atores argentinos: Julieta Diaz, Raúl Taibo, Georgina Barbarossa, Silvia Pérez, Mirta Wons, Gastón Pauls, Nicolás Pauls, Laura Azcurra, Carlos Portaluppi, Juan Palomino, Leonor Manso, Celina Font, Cristina Martin (Conciencia Solidaria) y realizado por el director Pablo D'Alo Abba.

É um vídeo antigo e curto (de 2 minutos e meio) mas que dá que pensar.

terça-feira, julho 05, 2022

A Barra do Lenço

A Barra do Lenço é um jogo tradicional cuja origem não está determinada, nem se sabe como se terá começado a jogar no nosso país.

Parece ter a ver com a relação mãe - filhas, sendo no início jogado, essencialmente, por meninas. Nos anos 50 já era frequente ser jogado, nos tempos de lazer (nos jardins), por grupos de rapazes e raparigas.

É um jogo por equipas, muito estimulante. Um excelente jogo de atenção e concentração, de decisão e velocidade, de esquiva e estratégia!

Como se joga a barra do lenço?

Os Jogadores: equipas de 4 a 8 elementos;

O Material: um lenço para a "mãe" que dirige e ajuíza o jogo;

A Área de Jogo: um retângulo com dimensões adequadas ao nº de jogadores e à sua condição (por exemplo  20X10 m);

O Objetivo: arrebatar o lenço sujeito pela "mãe" e tentar chegar à linha adversária, sem ser tocado.

As Regras:

  • As equipas ocupam uma das "barras", as linhas de fundo do retângulo de jogo e numeram-se secretamente de 1 a 4 (se forem 4).
  • A "mãe" posiciona-se numa das laterais, precisamente a meio e dá início ao jogo chamando um dos números, por exemplo 3. Os dois jogadores com o nº 3 correm para tentar arrebatar o lenço e levá-lo até à "barra" contrária (2 pontos) ou trazê-lo para a "barra" da sua equipa (1 ponto). Se for tocado pelo adversário perde 1 ponto.
  • Eventualmente, se tiverem chegado ao mesmo tempo ao pé da "mãe", podem fazer um compasso de espera tático para não serem tocados pelo adversário à saída com o lenço.
  • Se os jogadores demorarem a decidir-se, a "mãe" pode chamar outro nº, por exemplo 1, para acelerar a resolução da jogada.
  • Um jogador pode, até, retirar o lenço da mão do adversário, mas sem tocar nele e, claro, sem ser tocado e correr para uma das "barras".

  • As jogadas vão-se repetindo até uma das equipas atingir a pontuação que, previamente, foi decidida (por exemplo 20), sendo a vencedora.
  • Se houver mais equipas, podem ser feitas outras séries eliminatórias, até uma final.

segunda-feira, julho 04, 2022

Músicas Italianas

Se é fã de música italiana clique neste site porque aqui pode aceder a 966 Músicas Italianas (os cantores estão organizados por ordem alfabética e a data canção).    

O som é estéreo e tem a tradução de todas as músicas para o português.

Este site é imperdível para todos os que viveram o apogeu da música italiana na sua adolescência, e não só. 

Melodias que não ouvimos na rádio ou na televisão há décadas e são espantosamente belas. Para os apreciadores, aqui ficam horas e horas de boa companhia musical e muitas recordações garantidas.