sábado, junho 08, 2019

Por teu livre pensamento (Fado Peniche-Abandono)

Oiça a fadista portuguesa Amália Rodrigues (no vídeo abaixo) no fado Abandono (poema de David Mourão Ferreira) ou Fado Peniche.
Por teu livre pensamento
Foram-te longe encerrar
Tão longe que o meu lamento
Não te consegue alcançar
E apenas ouves o vento
E apenas ouves o mar
Levaram-te a meio da noite
A treva tudo cobria
Foi de noite numa noite
De todas a mais sombria
Foi de noite, foi de noite
E nunca mais se fez dia.

Ai! Dessa noite o veneno

Persiste em me envenenar
Oiço apenas o silêncio
Que ficou em teu lugar
E ao menos ouves o vento

E ao menos ouves o mar.
Amália Rodrigues

sexta-feira, junho 07, 2019

As Vítimas Têm Um Rosto - A História e as Lutas do Meu Pai Betinho

As Vítimas Têm Um Rosto - A História e as Lutas do Meu Pai Betinho, é um livro (da Guerra e Paz) escrito e organizado por Ulika Paixão Franco que é  a jovem angola que solicitou autorização a João Lourenço, presidente da República de Angola, para lhe ler um poema em plena conferência de Imprensa. Lembra-se?
O poema era da autoria do seu pai, uma das vítimas da repressão que se seguiu ao 27 de Maio de 1977, em Angola. Esse poema, bem como outros poemas de Betinho (Adelino António dos Santos), integram este livro que chegará às livrarias em Julho próximo..

Sinopse:
O livro narra, como o título indica, "As Vítimas Têm Um Rosto - A História e as Lutas do Meu Pai Betinho", o combate e militância política de Betinho, quer na luta contra o colonialismo português, quer nos confrontos e escolhas ideológicas que se seguiram à independência, no seio do MPLA.

quarta-feira, junho 05, 2019

São Jovens e Empreendedores!

A Mini-empresa
 A Mostra Nacional de Jovens Empreendedores está a decorrer de 3 a 5 de junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde estarão presentes a concurso  66 projetos, da autoria de 165 jovens do ensino secundário, profissional e superior.
Como não poderia deixar de ser três alunos do 12º B da Escola Secundária do Lumiar (Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra), André Garcia, Bruno Costa e Daniela Ribeiro, estão presentes neste certame com a sua mini-empresa e cheios de vontade e de esperança de ganhar um prémio. Vamos torcer por eles!

terça-feira, junho 04, 2019

As Túberas

As túberas, também conhecidas por "trufas brancas" (embora sejam de outra família) túberas, batatilhas, tubras ou criadilhas, são um fungo que cresce debaixo da terra e que pertence à família das Terfezias (a principal variedade integra-se na família Terfezia Arenaria)

As túberas não existem apenas no Alentejo (onde é considerada como o Ouro Alentejano e uma das maravilhas da gastronomia local) mas também por todo o país e como não são exploradas há muitos anos existem em abundância em vários locais.
Daí os festivais de "Criadilhas", como as designam nas Beiras, espalhados por várias terras, a que se associam outros cogumelos.

Há várias receitas para se confecionarem as Túberas e uma das opções é serem cozinhadas com ovos. 
Primeiro, deve lavá-las bem para tirar toda a terra porque, normalmente, estão cheias de areia incrustada na pele.

Depois descasque-as e lave-as novamente para tirar qualquer resto de terra que possa ter ficado agarrado.
Corte-as então às fatias fininhas e guarde. Corte uma cebola em fatias na forma de meia lua e deixe-a alourar em azeite durante um minuto. Depois junte as túbaras e deixe-as cozinhar durante dez minutos em lume brando.
Quando começarem a ficar mais escuras, coloque o sal, a pimenta e junte oito ovos. Não os bata, misture-os apenas na frigideira com o lume mais forte. Mal a clara começar a ficar cozinhada, tire tudo para fora da frigideira e sirva. O ideal é conseguir que os ovos fiquem com a gema mal passada para não secarem.
É uma óptima entrada ou um prato principal para quem está de dieta. Acompanhe com uns grelos salteados e já está. 

segunda-feira, junho 03, 2019

Nazaré: Visita Guiada



Assista em baixo, a mais um episódio do programa da RTP 2, Visita Guiada, desta vez à vila da Nazaré. O Visita Guiada é um programa de rádio e televisão sobre peças da história da arte e da cultura portuguesas.

Mundialmente famosa pelas suas ondas perfeitas para o Surf, a Nazaré conheceu a notoriedade, por razões bem diferentes, há muitas décadas.
Durante grande parte do séc. XX, a audácia dos seus pescadores e a singularidade dos seus costumes foram fixadas por fotógrafos como Henri Cartier-Bresson, Stanley Kubrick ou Gérard Castello-Lopes.
Mas aquilo que distinguia esta aguerrida comunidade e chamava a si artistas internacionalmente reconhecidos desapareceu com o tempo e, hoje, os pequenos barcos multicolores e as sete saias das mulheres são objetos de museu.
Só uma coisa persiste ainda da mítica Nazaré: o culto à sua Senhora.
As histórias que envolvem a imagem da Senhora da Nazaré, a sua Ermida e o seu Santuário são controversas entre historiadores, mas fascinantes para qualquer um de nós.
João Oliva Monteiro e Paula Moura Pinheiro guiam-nos pelos séculos e pelos lugares do culto à Nossa Senhora da Nazaré.