quinta-feira, novembro 18, 2010

Esmirna

Esmirna é uma cidade do sudoeste da Turquia, situada na região do Egeu, capital da área metropolitana e da província de Esmirna. Em 2009, a população do conjunto dos distritos urbanos era de 3 276 815, o que faz dela a terceira maior cidade da Turquia, a seguir a Istambul e Ancara.
Era conhecida até ao princípio do século XX por ser uma das cidades mais cosmopolitas do mundo (com uma população de origem grega, arménia e judia). Esmirna é muitas vezes chamada "a pérola do Egeu" e considerada a cidade mais ocidentalizada da Turquia quanto a valores, ideologia e estilo de vida. A população actual da cidade é, predominantemente, turca.
A cidade portuária de Esmirna, uma das maiores áreas metropolitanas da Turquia quer continuar a fazer jus ao seu título de "pérola do Egeu", para isso, tem investido na cultura. Recentemente, foi lançada a Izmir Opera House Competition, um concurso que desafia arquitectos de todo o mundo, a conceber um projecto de design inovador para a nova casa da ópera, de forma a que Esmirna se assuma, novamente, como um grande centro de actividades culturais e económicas a nível internacional.
O escritório de arquitectura e design Nüvist, sediado em Istambul desde 2006, respondeu ao apelo, apresentando uma proposta que, de acordo com os arquitectos, "reflecte a história, a cultura e o estilo de vida moderno de Esmirna ou "Izmir". É na crença de que o urbanismo tem um impacto inegável no design e na funcionalidade dos espaços, que se baseia o conceito do projecto da Nüvist, para esta casa da ópera. De facto, o design deixa perceber uma fluidez entre o meio urbano em que se insere e a própria estrutura do edifício projectado, cuja identidade é definida sobretudo pelas suas formas curvilíneas e alongadas.
Tal como afirmam os arquitectos da Nüvist: "os artistas determinam os padrões em que se desenrola a vida moderna". Ora veja!


Sem comentários: