sábado, dezembro 07, 2013

Jardins Chineses

A jardinagem é uma actividade profissional ou recreativa que tem o objectivo de embelezar determinados locais (públicos ou privados) através do cultivo e manutenção de plantas. A arte da jardinagem pode ser praticada quer em espaços grandes quer em pequenos pedaços de terra, como um simples vaso para  flores.
Embora se pratique jardinagem essencialmente para fins ornamentais, também se pratica com uma função educativa como é o caso dos jardins botânicos ou dos jardins zoológicos.
Em algumas culturas orientais, como a japonesa, a jardinagem é considerada uma arte de importância considerável.
Na China passa-se o mesmo. A construção de jardins na China data de tempos remotos e goza de grande fama na história da arquitectura mundial. Já na dinastia Zhou, há mais de 3 mil anos, surgiram na China os chamados jardins reais. Os jardins faziam assim parte, da concepção das antigas capitais chinesas.
Aprecie agora o vídeo que se segue que mostra a beleza escultórica em plantas existente em alguns jardins chineses.

sexta-feira, dezembro 06, 2013

O Talento de Amira

Mais um talento revelado, desta vez no programa " A Holanda tem Talento" (Holland Got Talent - 2013).
A menina  chama-se Amira Willighagen. Só tem 9 anos e  impressionou pela excelente voz, ao interpretar a ária de ópera "Oh Mio Babbino Caro".
Um rosto de anjo, um corpo pequeno e uma voz deslumbrante.
Ora veja!
Holland's got talent 2013 - Amira Willighagen por Spi0n

quinta-feira, dezembro 05, 2013

A Dieta Mediterrânica é Património da Humanidade

       A Dieta Mediterrânica é Património Imaterial da Humanidade. Portugal conquistou ontem quarta-feira, em Baku (no Azerbeijão), a segunda inscrição (a primeira foi com o Fado) na lista do Património Imaterial da Humanidade. Foi uma candidatura liderada pela Câmara Municipal de Tavira e plurinacional porque foi partilhada com a Espanha, Marrocos, Itália, Grécia, Chipre e Croácia. Estes  quatro últimos países tinham já os seus nomes e a sua dieta mediterrânica inscritos nos bens patrimoniais da UNESCO desde 2010, mas associaram-se agora aos outros três numa candidatura renovada e mais abrangente.
É uma vitória saborosa para Tavira, para o Algarve e para Portugal.
No projecto de decisão elaborado pela UNESCO depois de analisada a candidatura é salientado que “a dieta mediterrânica envolve uma série de competências, conhecimentos, rituais, símbolos e tradições ligadas às colheitas, à safra, à pesca, à pecuária, à conservação, processamento, confecção e, em particular, à partilha e ao consumo dos alimentos. Comer em conjunto é a base da identidade cultural e da sobrevivência das comunidades por toda a bacia do Mediterrâneo. É um momento de convívio social e de comunicação, de afirmação e renovação da identidade de uma família, grupo ou comunidade”.
"A Dieta Mediterrânea é caracterizada pela abundância de alimentos de origem vegetal, como o pão, massas, arroz, hortaliças, legumes, fruta fresca e frutos oleaginosos; utilização do azeite como principal fonte de gordura; consumo moderado de pescado, aves, lacticínios e ovos; consumo de pequenas quantidades de carnes vermelhas e ingestão moderada de vinho, geralmente durante as refeições. A sua importância na saúde do indivíduo não se limita ao facto de se tratar de uma dieta equilibrada, variada e com nutrientes adequados. Aos benefícios de seu baixo teor de ácidos gordos saturados e alto teor de monoinsaturados, tal como em glícidos complexos e fibra alimentar, junta-se a riqueza em antioxidantes, determinantes para a o bem-estar". in, Associação Portuguesa de Dietistas.

quarta-feira, dezembro 04, 2013

Concertos de Natal

Vão decorrer por toda a cidade de Lisboa, Concertos de Natal. Esta iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC, aliás já começou na última sexta-feira na Igreja de São Roque.
Várias Igrejas da cidade e o cinema São Jorge, ganham uma nova vida, ao som de coros, ensembles e orquestras portuguesas, até ao dia 22 de dezembro.
Os repertórios deste Natal em Lisboa vão desde a música Sacra ao Barroco e incluem composições de Bach, Vivaldi, Mozart, Greene ou Schütz, interpretados por grupos portugueses como a "Orquestra de Câmara Portuguesa", "Os Músicos do Tejo", o "Coro Sinfónico Lisboa Cantat", a "Orquestra Sinfónica Juvenil", o "Coro do Tejo", a "Escola de Música do Conservatório Nacional" e a "Escola Superior de Música de Lisboa".
Todos os concertos são de entrada livre, à exceção da Maratona de Concertos do Conservatório de Lisboa, no Cinema São Jorge.
Vá , participe e viva com alegria este Natal de 2013.

terça-feira, dezembro 03, 2013

E vamos à luta (Eu acredito é na rapaziada)

Luiz Gonzaga Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha, (1945 – 1991) foi um cantor e compositor brasileiro.
Gonzaguinha era filho adotivo do grande cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, conhecido como o "Rei do Baião".
Compôs a primeira canção "Lembranças da Primavera" aos 14 anos, e em 1961, com 16 anos, foi morar  com o pai para estudar. Voltou ao Rio de Janeiro para estudar Economia. Em casa do psiquiatra Aluízio Porto Carrero conheceu e tornou-se amigo de Ivan Lins.  Foi nessa convivência na casa do psiquiatra, que fundou o Movimento Artístico Universitário (MAU), com Aldir Blanc, Ivan Lins, Márcio Proença, Paulo Emílio e César Costa Filho. Tal movimento teve um importante papel na música popular do Brasil nos anos 70. Este cantor caracterizou-se pela postura crítica relativamente à ditadura brasileira. Assim, de 72 das suas canções, 54 foram censuradas, entre as quais o seu primeiro sucesso, "Comportamento Geral".
Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera, enfrenta o leão
Eu vou à luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada

Aquele que sabe que é negro
o coro da gente
E segura a batida da vida o ano inteiro
Aquele que sabe o sufoco de um jogo tão duro
E apesar dos pesares ainda se orgulha de ser
brasileiro
Aquele que sai da batalha
Entra no botequim, pede uma cerva gelada
E agita na mesa logo uma batucada
Aquele que manda o pagode
E sacode a poeira suada da luta e faz a brincadeira
Pois o resto é besteira
E nós estamos por aí...

Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão
Eu vou á luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada

Aquele que sabe que é negro
o coro da gente
E segura a batida da vida o ano inteiro
Aquele que sabe o sufoco de um jogo tão duro
E apesar dos pesares ainda se orgulha de ser
brasileiro
Aquele que sai da batalha
Entra no botequim, pede uma cerva gelada
E agita na mesa logo uma batucada
Aquele que manda o pagode
E sacode a poeira suada da luta e faz a brincadeira
Pois o resto é besteira
E nós estamos pelaí...

Eu acredito é na rapaziada...

Luiz Gonzaga Jr.

segunda-feira, dezembro 02, 2013

O Cão Sem Plumas

A cidade é passada pelo rio
como uma rua
é passada por um cachorro;
uma fruta
por uma espada.

O rio ora lembrava
a língua mansa de um cão
ora o ventre triste de um cão,
ora o outro rio
de aquoso pano sujo
dos olhos de um cão.

Aquele rio
era como um cão sem plumas.
Nada sabia da chuva azul,
da fonte cor-de-rosa,
da água do copo de água,
da água de cântaro,
dos peixes de água,
da brisa na água.

Sabia dos caranguejos
de lodo e ferrugem.

Sabia da lama
como de uma mucosa.
Devia saber dos povos.
Sabia seguramente
da mulher febril que habita as ostras.

Aquele rio
jamais se abre aos peixes,
ao brilho,
à inquietação de faca
que há nos peixes.
Jamais se abre em peixes.
João Cabral de Melo Neto

domingo, dezembro 01, 2013

Hoje é o Dia da Antárctida

A comemoração do Dia da Antárctida iniciou-se em 2010 para recordar a assinatura do Tratado da Antárctida que ocorreu a 1 de Dezembro de 1959.
A Antárctida é o quinto maior continente do mundo com 14 milhões de Km2.   Está coberto permanentemente por gelo e associado ao continente existe ainda a plataforma de gelo, que se estende sobre a água do mar.
Ao contrário do Árctico, que é um oceano, a Antárctida é um território rodeado pelo Oceano Glacial Antárctico. A camada de gelo permanente cobre 98% do continente e constitui uma das principais reservas de água doce do mundo.
Há 54 anos (01/12/1959) 12 países assinaram o Tratado da Antárctica, reservando 10% do planeta “para ser usado exclusivamente para fins pacíficos e no interesse de toda a humanidade”. Foi o primeiro tratado anti-nuclear e a primeira organização a governar um território internacional sem jurisdição soberana. Em 2012, o número de países signatários do Tratado da Antárctida aumentou dos 12 originais para 50. Nesta altura, 30 países de todos os signatários do Tratado da Antárctida operam nas estações de pesquisa durante o verão austral e durante todo o ano. Como um legado do Quinquagésimo Aniversário do Tratado da Antárctida, a OUR SPACES instituiu em 2010, o “Antarctica Day”, cujos objectivos são os seguintes
  • Divulgar a Antárctida como um local do nosso planeta onde as nações trabalham em cooperação partilhando a sua investigação  científica;
  • Promover a interacção entre alunos, professores, educadores e cientistas;
  • Incentivar a actual e a próxima geração na promoção de valores tão importantes e evidentes no Tratado da Antárctida 
Para celebrar este dia e esta efeméride veja a apresentação elaborada por alunas do 12º B, sobre a Protecção da Antárctida.