domingo, abril 07, 2013

Almada Negreiros

Comemoram-se hoje 120 anos do nascimento de Almada Negreiros. Almada Negreiros foi um escritor e artista plástico português que nasceu em S. Tomé e Príncipe (na Roça da Saudade), a 7 de Abril de 1893. Foi um dos fundadores da revista “Orpheu”(1915), que introduziu o modernismo em Portugal, onde conviveu de perto com Fernando Pessoa. Além da literatura e da pintura a óleo, Almada desenvolveu ainda composições coreográficas para ballet. Trabalhou em tapeçaria,  gravura, pintura mural, caricatura, mosaico, azulejo e vitral. Faleceu em 1970 no Hospital de S. Luís dos Franceses, em Lisboa,  no mesmo quarto onde morrera o seu amigo Fernando Pessoa.
Almada passou do figurativismo e da representação convencional dos primeiros tempos, para a abstracção geométrica, matemática e numérica que caracteriza as suas últimas obras.
Se não conhece Almada, assista aos vídeos abaixo. No primeiro, Almada Negreiros é entrevistado por Raul Solnado, Fialho Gouveia e Carlos Cruz na primeira emissão do programa Zip Zip, transmitido a 24 de Maio de 1969 na RTP. "O Zip-Zip, foi um dos primeiros talk-shows da televisão portuguesa e conquistou grande audiências. No segundo aprecia em vídeo algumas das suas obras.

Sem comentários: