sábado, julho 02, 2011

Mas afinal o que é um agueiro?

Mas afinal o que é um AGUEIRO?"A costa portuguesa é perigosa. Tem correntes muito fortes e forma agueiros. As pessoas são enroladas e lançadas para fora. A maioria dos banhistas entra em pânico e, em vez de se deixar levar pela corrente até terra, luta contra ela, acabando por perder a força e ser arrastado pelo mar"

Estes "agueiros" são conhecidos por "Rip Current" ou "corrente de retorno", perigosos fenómenos da costa Atlântica portuguesa que ceifam muitas vidas em cada época balnear e mesmo para além dela. São correntes de retorno que variam em tamanho, largura, profundidade, forma, velocidade e potência.
O que fazer se for "apanhado" por uma destas correntes submarinas?

EM 1º LUGAR NÃO DEVE RESISTIR - Aconselha-se os banhistas a não resistir ao agueiro. Deve-se tentar nadar em diagonal à direcção da corrente, de forma a ser arrastado lateralmente e não para o interior do mar.
É que norma geral, o agueiro leva a pessoa para longe da costa (inevitavelmente para fora de pé) e não para o FUNDO. Sem pânico acabamos por nos aperceber dessa corrente que nos afasta da praia e que entre 5 a 50 metros para lá da rebentação, o agueiro vai diminuir de intensidade até se dissipar. Assim, pode a pessoa aflita pedir socorro, enquanto vai boiando à superfície e acenando com os braços.
Esta informação pode salvar uma vida - a sua, a dos seus filhos ou entes queridos.
Se vai à praia este ano, consulte mais detalhes sobre este perigo, aqui.

sexta-feira, julho 01, 2011

Private Dancer


Fique hoje com Tina Turner ou Mrs "Hot Legs".
Tina Turner (1939) é uma cantora americana de R&B, pop, rock e soul. É também dançarina, além de atriz ocasional. Foi chamada nos anos 80 de Rainha do Rock e nos 90 de Rainha do Pop, por ter uma voz inconfundível e por usar os graves e os agudos de uma forma ímpar, pelos seus shows eletrizantes, pela sua grande presença em palco e pelas suas pernas longas e bem proporcionadas.
Ouça-a, agora, em Private Dancer (1984).

quinta-feira, junho 30, 2011

Let's make money


"Let's make money" é um documentário (em várias partes) de altíssimo nível. Não perca a oportunidade de ver este pequeno trecho, porque é essencial para se entender o mundo em que vivemos pela ótica financeira internacional. Let's make money (Alemanha, 2008, 108min - Direção: Erwin Wagenhofer) é dos mesmos criadores do documentário "We Feed the World". Se o quiser ver na totalidade é só clicar aqui.


quarta-feira, junho 29, 2011

Quadras a São Pedro


São Pedro, santo mundano,
Louvado de norte a sul,
Reina um só dia por ano
Na terra do “saco azul”.
O Descobridor

Se São Pedro me ajudar,
Solteirinha é que eu não fico!
Pois por certo hei-de arranjar
Quem regue o meu manjerico!
Luizinha Guimarães"

No cortejo vai na frente,
Levando as mais belas flores!
Diz, S. Pedro, francamente:
-És mais um dos meus Amores?
Zé do Bustelo

SÃO PEDRO DO ESTORIL

Fogo a desenhar o céu -
- São Pedro dos bons momentos:
Praia com corpos ao léu,
Feiras, sardinhas, pimentos.

São Pedro, meu Padroeiro,
Traz-me sardinhas do mar,
Sacia a fome ao romeiro,
Dá-me pimentos p’ra assar.
Anónimo

Primeiro Santo António;
Depois São João;
Depois São Pedro
Para o fim da reinação.
Anónimo

terça-feira, junho 28, 2011

Nossa sabedoria é a dos rios

Nossa sabedoria é a dos rios,
Não temos outra.
Persistir. Ir com os rios,
onda a onda.

Os peixes cruzarão nossos rostos vazios.
Intactos passaremos sob a correnteza
feita por nós e o nosso desespero.
Passaremos límpidos.

E nos moveremos,
rio dentro do rio,
corpo dentro do corpo,
como antigos veleiros.
Carlos Nejar

segunda-feira, junho 27, 2011

Summertime

Hoje proponho-lhe que ouça Summertime na voz de Janis Joplin, ao vivo em Gröna Lund (1969).
Summertime é uma canção popular que foi composta por George Gershwin em 1935, para a ópera Porgy and Bess e imortalizada por Ella Fitzgerald.

Summertime, time, time
Child, the living's easy
Fish are jumping out
And the cotton, Lord
Cotton's high, Lord so high

Your daddy's rich
And your ma is so good-looking, baby
She's a-looking good now
Hush, baby, baby, baby, baby, baby
No, no, no, no, don't you cry, don't you cry

One of these mornings
You're gonna rise, rise up singing
You're gonna spread your wings, child
And take, take to the sky
Lord, the sky

Until that morning
Honey, nothing's going to harm you now
No, no, no no, no no, no, no, no, no, no
No, no, no no, no no, no, no, no, no, no
No, no, no, no, no, no, no, no, don't you cry

domingo, junho 26, 2011

Angola: Um País Em Construção

Angola: Um país em construção, é um documentário que lhe proponho que veja. É longo, mas, vale a pena.
É uma Angola que a televisão e os jornais não falam nem mostram. A maior e mais rica das ex-colónias portuguesas é hoje um país de grandes desigualdades, de grandes contrastes e de pobreza.
A sua extraordinária riqueza em recursos naturais, converteu-a no 1º exportador de crude do continente africano e num dos principais produtores de diamantes. No entanto, 70% da população angolana vive na mais absoluta miséria com menos de 2 dólares por dia.
A taxa de mortalidade infantil é uma das mais altas do mundo e a esperança média de vida ultrapassa em pouco os 40 anos. Angola ocupa a 146ª posição no ranking do Relatório do Desenvolvimento Humano acerca do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), referente ao ano de 2010, embora acima da média de alguns países da África Subsariana (os relatórios de Desenvolvimento Humano são publicados pelo PNUD desde 1990, como análises intelectuais independentes e fundamentadas acerca das questões/tendências dos progressos e das políticas de desenvolvimento). Esta situação em relação ao I.D.H. está associada ao facto de o sector da educação ter estagnado entre os anos 2000 a 2010.
A propósito do Dia de África que se comemorou a 25 maio, a agência noticiosa portuguesa, Lusa, divulgou os resultados de um estudo (realizado pelo African Child Policy Forum - ACPF - um centro independente de investigação) que concluiram que Moçambique e Cabo Verde estão entre os Estados africanos mais empenhados em investir no bem-estar infantil, enquanto a Guiné-Bissau e Angola estão entre os "menos comprometidos".
ANGOLA: “UM PAÍS EM CONSTRUÇÃO” é o reflexo dos mais absolutos contrastes e é o testemunho do esforço da cooperação internacional para reconstruir um país sacudido por três décadas de guerra civil. (Ángela López)
Não perca!

Angola from Nacho Salgado on Vimeo.