quarta-feira, janeiro 12, 2011

Adeus Malangatana

Recentemente faleceu Malangatana, um importante pintor e escultor Moçambicano.
Esta notícia emocionou o mundo das artes plásticas quer em Portugal quer em Moçambique, quer todos quantos o conheciam e admiravam!
Malangatana Valente Ngwenya (1936 - Matosinhos, 5 de janeiro de 2011) foi um dos pintores moçambicanos mais conhecidos em todo o mundo. Em 1997 foi nomeado pela UNESCO "Artista pela Paz".
Trabalhou em vários ofícios humildes, tendo entrado, mais tarde, no Núcleo de Arte da então cidade de Lourenço Marques (actual Maputo).
Em vida, fez de tudo um pouco: foi pastor, aprendiz de curandeiro e empregado doméstico mas, viria a notabilizar-se no mundo das artes, tornando-se num dos mais famosos artistas moçambicanos.
Malangatana para além da pintura dedicou-se também à cerâmica, à tapeçaria, à gravura e à escultura. Fez experiências com areia, conchas, pedras e raízes. Foi poeta, ator, dançarino, músico, dinamizador cultural, organizador de festivais e filantropo.
Entre 1990 a 1994 foi deputado da FRELIMO e ao longo de décadas ldedicou-se a causas sociais e culturais. Foi um dos criadores do Museu Nacional de Arte de Moçambique, dinamizador do Núcleo de Arte, colaborador da UNICEF e dinamizador da criação de um Centro Cultural na sua terra natal: Matalana.
Expôs em Moçambique e em Portugal mas também, na Alemanha, na Áustria, na Bulgária, no Chile, no Brasil, em Angola, Cuba, Estados Unidos e Índia... Tem murais em países como a África do Sul, a Suazilândia, a Suécia ou a Colômbia e nas cidades de Maputo e Beira.
Contando com as obras em museus, galerias públicas e em colecções privadas, Malangatana vai continuar presente praticamente em todo o mundo. Conheceu grande parte do globo como membro de júri de bienais, inaugurando exposições ou fazendo palestras.
Foi nomeado Artista pela Paz (UNESCO), recebeu o prémio Príncipe Claus, e de Portugal levou também a medalha da Ordem do Infante D.Henrique e o doutoramento honoris causa pela Universidade de Évora. Se quizer saber mais alguma coisa veja a apresentação e o vídeo que selccionei para hoje.



Sem comentários: