terça-feira, setembro 28, 2010

Dançando o Bolero

Sugiro que assista, a um grande espetáculo apresentado pela DCI Blast Band (Drum Corps International).
A DCI é constituída por um grupo de 68 profissionais de percussão e instrumentos de sopro, combinados com coreografia e cor. Nasceu em Indiana (EUA) a partir de um projecto para ensinar música a jovens. Eles cantam, eles dançam, eles são excelentes...
Assista, então, a uma bonita versão do Bolero de Ravel. É um grande espectáculo em qualquer parte do mundo.
Boléro, é uma obra musical de um único movimento escrita para orquestra por Maurice Ravel. O Bolero tem um ritmo invariável e uma melodia uniforme e repetitiva. Deste modo, a única sensação de mudança é dada pelos efeitos de orquestração e dinâmica, com um crescendo progressivo.
É uma obra singular que Ravel considerava como um simples estudo de orquestração. A sua imensa popularidade surpreendeu Ravel.
Joseph-Maurice Ravel (1875 – 1937) foi um compositor e pianista francês, conhecido sobretudo pela subtileza das suas melodias instrumentais e orquestrais, entre elas, o Bolero, que considerava trivial e que descreveu como "uma peça para orquestra sem música".
Foi influenciado significativamente por Debussy, mas também por compositores anteriores, como Mozart, Liszt e Strauss. No entanto, rapidamente encontrou o seu próprio estilo, que ficou, porém, marcado pelo Impressionismo.
Hoje o Bolero de Ravel é mundialmente conhecido e é a obra musical francesa mais tocada no mundo.

Sem comentários: