sábado, abril 20, 2019

Os Fidalguinhos e as Pederneiras

Braga é um cidade de forte tradição religiosa. Quando chega a Páscoa, muito do receituário desta quadra, está relacionado com a doçaria conventual.
No conjunto dos doces tradicionais, desta época, destacamos os fidalguinhos e as pederneiras.
Os fidalguinhos são uns biscoitos, crocantes,  cuja receita tem origem na doçaria conventual, integrando o receituário do Convento de Nossa Senhora dos Remédios de Braga.

A forma destes biscoitos assemelha-se a duas pernas cruzadas, uma sátira aos Fidalgos, os nobres hereditários, que não tinham de se esforçar para atingir o que quer que fosse. As pederneiras representam o antigo passeio das ruas de Braga.

Pela história e pelo sabor, são presença típica e obrigatória nas mesas da Páscoa bracarense e desaparecem num ápice por se tornarem muito viciantes. 


Fidalguinhos

Ingredientes:

1 colher (chá) de canela
100 g de açúcar
2 gemas + 2 ovos inteiros
300 g de farinha c/ fermento
50 g de manteiga
raspa de ½ limão


Preparação:

Comece por peneirar a farinha com o açúcar.
Junte os ovos, as gemas, a manteiga, a raspa de limão e a canela, amassando muito bem. Deixe a massa descansar cerca de ½ hora.
Retire pedacinhos de massa e molde rolos finos (sensivelmente da largura do dedo mindinho), com um comprimento aproximado de 20 cm. Dobre-os depois ao meio e torça-os, fazendo tranças.
Coloque os fidalguinhos num tabuleiro untado e polvilhado com farinha.
Leve a cozer, em forno pré-aquecido a 180º C, durante 15 minutos ou até os biscoitos estarem dourados. Retire-os do tabuleiro quando estiverem mornos.

Nota:
Se gostar, poderá polvilhar os biscoitos com açúcar em pó e canela antes de os levar ao forno.

sexta-feira, abril 19, 2019

As Empanadilhas da Páscoa

Em Portugal existem diversos doces regionais e/ou tradicionais que marcam as celebrações da Páscoa. Exemplo disso são as empanadilhas da Covilhã, que marcam presença à mesa, com o seu recheio rico, composto por ingredientes como nozes e amêndoas.

As Empanadilhas da Páscoa (Covilhã)

Ingredientes:
Para a Massa
100 ml de água
100 g de manteiga
250 g de açúcar
3 claras
8 gemas + q.b. p/ pincelar
farinha q.b.

Para o recheio
1 colher (chá) de canela
100 g de amêndoas
24 nozes
250 g de açúcar
miolo de 1 carcaça
raspa de 1 laranja

Preparação:
Junte os ovos com o açúcar e, em seguida, a manteiga derretida e a farinha necessária para obter uma massa que possa ser estendida fina. Ligue bem a massa e deixe-a repousar.
Entretanto, prepare o recheio.
Ponha o açúcar ao lume com a água e deixe ferver até fazer ponto de pérola (a calda é espessa e corre em fio, ficando uma gota suspensa na extremidade, como se fosse uma pérola).
Retire do calor e junte as nozes, as amêndoas e o miolo de pão, todos eles ralados. Por fim, acrescente a canela e a raspa da laranja.
Leve o preparado ao lume e deixe ferver até secar, mexendo sempre.
Deixe arrefecer e estenda a massa em camada fina, cortando-a depois às rodelas.
Ponha um pouco de recheio no centro de cada rodela e dobre as empanadilhas em forma de meia-lua. Com uma tesoura, dê uns golpes na parte arredondada que, ao mesmo tempo, formam um bico e fecham o pastel. Pincele com gema de ovo e leve a cozer em forno quente.

quinta-feira, abril 18, 2019

A Páscoa e a Gastronomia

Os pratos tradicionais da Páscoa em Portugal variam de região para região, apesar de a mesa pascal não ter a riqueza da do natal.

Não há Páscoa em Portugal sem uma mesa farta. Na Páscoa, a carne é sempre o prato principal, ao contrário da consoada onde o bacalhau e o polvo são os reis da festa.

No distrito de Coimbra há várias localidades que ainda terminam a Quaresma com o "Enterro do Bacalhau" e a carne é mesmo parte importante dos pratos desta época.
Aqui, em vez do cabrito e do borrego que são servidos um pouco por todo o país, serve-se também a chanfana, feita com carne de cabra velha, e o leitão assado
Assim, nesta quadra estão presentes na mesa dos portugueses, os enchidos, o borrego, o cabrito ou o leitão, os folares salgados ou doces, as amendoas, os bolos, os doces e os licores, para se deixar para trás o jejum e a abstinência da Quaresma.

quarta-feira, abril 17, 2019

As palavras

Das palavras
de algumas palavras
temos de conhecer mais
que seu significado,
temos de lhes sentir o tacto
o gosto, ouvir a voz,
temos de as provar
beber, comer, saborear
mastigar suavemente
e depois com ternura,
as engolir para que permaneçam
guardadas em nós.

Amor! O que é amor
se não for vivido!
Alice Queiroz - “Jardim de Afectos”,

terça-feira, abril 16, 2019

A Aldeia da Terra

A Aldeia da Terra situa-se num campo próximo de Arraiolos e é um projeto que surgiu ainda não há muito tempo.
A aldeia é composta por centenas de figuras em barro em situações muito variadas e com algum humor à mistura. Poderemos aí encontrar também caricaturas de personalidades bem  conhecidas da política, do desporto e da música.
Este projeto abriu ao público em 2011 e foi classificado de Interesse Cultural pelo Ministério da Cultura fazendo parte da rede de Parques Temáticos do Alentejo.
Tiago Cabeça, licenciado em Artes Visuais, variante Multimédia, abriu ao público, em 2011, o seu projeto - A ALDEIA MAIS CARICATA DE PORTUGAL
A sua investigação nos segredos da arte do barro tem início em 1998, com os mestres Orlando Guimarães e António Velho, da Olaria Guimarães Velho em S. Pedro do Corval.

segunda-feira, abril 15, 2019

Tatuagem

Tatuagem é um filme (drama) brasileiro de 2013, realizado por Hilton Lacerda.
As gravações foram feitas em Olinda, Recife e Cabo de Santo Agostinho. Em 2015 o filme entrou para a lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Sinopse:
No Brasil do ano de 1978 um grupo de artistas provoca a moral e os bons costumes apregoados pela ditadura militar, ainda atuante mas demonstrando sinais de esgotamento.
Num teatro/cabaré localizado entre duas cidades do Nordeste do Brasil aconteciam os espetáculos da trupe, conhecida como Chão de Estrelas. Dirigida e liderada por Clécio Wanderley (Irandhir Santos), além de outros artistas e intelectuais e o seu diversificado público, a trupe apresenta os seus espetáculos de resistência política com muito deboche, anarquia e subversão.

É neste cenário que Clécio conhece Fininha, o soldado Arlindo Araújo (Jesuita Barbosa). Um garoto de 18 anos que muda a vida de Clécio. É neste encontro de mundos, o militar com a ditadura, rigidez e atrocidades, e o mundo do cabaré e da arte do Chão de Estrelas, com a sua subversão, alegria e homossexualidade, é no choque entre o encontro de Clécio e Fininha que cria uma marca que nos lança no futuro, como uma tatuagem.
Veja o Trailer Oficial.

domingo, abril 14, 2019

Volta

Oiça o cantor brasileiro Johnny Hooker em Volta, banda sonora do filme Tatuagem.
Johnny Hooker  (1987), é um cantor, compositor, ator e roteirista brasileiro. Foi vencedor do Prémio da Música Brasileira como Melhor Cantor na categoria Canção Popular.
As suas músicas são conhecidas por dar vida a bandas sonoras, como "Volta", "Amor Marginal" (banda sonora da novela Babilónia) e "Alma Sebosa" (banda sonora da novela Geração Brasil, na qual Johnny interpretou o personagem Thales Salgado).
O seu primeiro disco a solo, "Eu Vou Fazer uma Macumba pra Te Amarrar, Maldito!" alcançou o 1º lugar na plataforma de streaming Deezer e foi também nº1 no chart MPB do iTunes Brasil.