sexta-feira, março 27, 2015

O Museu Nacional do Teatro

O Museu Nacional do Teatro comemorou este ano o seu trigésimo aniversário e em janeiro passou a designar-se Museu Nacional do Teatro e da Dança pelo seu "papel histórico" nas duas áreas.
Foi inaugurado em 1985 e ocupa o Palácio do Monteiro-Mor, situado na freguesia do Lumiar em Lisboa. O Palácio do Monteiro-Mor, um edifício do século XVIII, que após um incêndio de que apenas restaram as paredes exteriores, foi restaurado e concebido para responder ao programa museológico do MNT.
Em 2003 foi inaugurada no edifício principal a primeira exposição de carácter permanente, "Peças de Teatro: as coleções do Museu".
A exposição permanente inclui peças das mais diversas origens, tais como trajos de cena criados e desenhados por artistas como Almada Negreiros ou Paula Rego, bem como trajos e joias de cena usados por Amália Rodrigues, figurinos e maquetas de cenário originais desenhados por Carlos Botelho, Mário Cesariny, José de Guimarães ou Pedro Calapez, retratos originais de gente de teatro pintados por Columbano, Tagarro e muitos outros, objetos e documentos que representam uma parte da História do Teatro e das Artes do Palco em Portugal e que correspondem a uma pequeníssima percentagem do total das coleções do Museu. Assim, do seu acervo, fazem parte cerca de 260.000 peças, trajos e adereços de cena, maquetes de cenários, figurinos, desenhos, caricaturas, programas, cartazes, postais, álbuns de recortes de jornal, manuscritos, folhetos, coplas, discos, partituras, teatros de papel do século XVIII ao século XX, assim como um espólio com cerca de 25.000 fotografias.
O Museu Nacional do Teatro apresenta para além da sua exposição permanente, exposições temporárias dedicadas a artistas e ou companhias de teatro, prestando desta forma a sua homenagem, aos diversos e conceituados artistas de palco portugueses.
Na Galeria situada no edifício fronteiro à Receção são apresentadas exposições temporárias dedicadas a todos os aspetos que intervêm nas Artes do Espetáculo. 
No edifício principal do Museu está, ainda, instalada a Biblioteca, também dedicada em exclusivo às artes do espetáculo, com cerca de 35 000 volumes. É, por isso, considerada a mais vasta e completa neste domínio, em Portugal.
Assinalando o dia mundial do Teatro e as três décadas de vida do Museu do Teatro e da Dança aqui fica este post. Não deixe, contudo de visitar este Museu. Entretanto ouça a conversa entre a RTP e  o diretor da instituição, José Alvarez. E agora faça uma visita virtual ao Museu do Teatro pelas mãos do seu diretor. Ao longo das salas deste Museu encontram-se, como já lhe disse objectos de actores portugueses e trabalhos de artistas como Almada Negreiros ou Paula Rego...

Sem comentários: