segunda-feira, outubro 20, 2014

As mais belas quedas de água do mundo

Jorge Delfim Photography - O Cantinho do Jorge
Quedas de água, cachoeiras, cascatas ou cataratas são formações geomorfológicas nas quais os cursos de água correm por cima de rochas de composição resistente à erosão, formando uma súbita quebra na vertical.
As quedas de água podem ser de vários tipos.
Catarata - Têm este nome quando a queda tem um grande caudal e forma uma espécie de cortina. A extrema força da água corrói as rochas na base da catarata, permitindo que se forme uma espécie de piscina (ex: Cataratas de Iguaçú).
Salto - Têm este nome quando a queda é em forma de esguicho, e a água cai de forma ininterrupta de grande altura (ex: Salto Ángel).
Cascata - Tem este nome quando a queda da água se faz a partir de uma massa de rochas de inclinação irregular, no sentido vertical, deslizando depois sobre uma série de declives acidentados (ex: Frecha da Mizarela, em Portugal)
Para ficar a conhecer melhor as mais altas cataratas do Mundo clique aqui. Se quiser ficar a conhecer as mais belas cascatas de Portugal clique aqui.
O vídeo abaixo mostra-lhe as mais belas quedas de água existentes no mundo, de acordo com a perspectiva do autor. Propõe-lhe, também, um pequeno jogo. Depois da apresentação de cada queda de água o vídeo fica em pausa durante algus segundos, para que a consiga identificar. Se não conseguir, não se preocupe porque depois o autor deste documentário dir-lhe-á qual é. Não perca esta oportunidade! Ora veja!
Veja agora um vídeo sobre a Frecha da Mizarela (queda de água com cerca de 60 metros, no rio Caima, Serra da Freita), em Portugal .

Sem comentários: