terça-feira, julho 22, 2014

Aveiro na rota do açúcar

De acordo com uma investigação promovida pela Universidade de Aveiro chegou-se à conclusão que Aveiro desempenhou um papel crucial nas rotas comerciais do açúcar. O que é interessante é que este facto é capaz de explicar a origem do tradicional doce típico desta cidade: os Ovos Moles de Aveiro.
Outro aspecto significativo desta investigação é que se descobriram materiais cerâmicos de origem vulcânica nos monumentos, casas, calçadas e muros antigos de Aveiro. Ora não há, perto de Aveiro, qualquer vulcão. Que mistério é este? Para o desvendar basta clicar aqui e aqui.
Mas, aqui vai uma pequena resenha: 
"Os dados históricos revelados recentemente apontam para uma importante produção cerâmica em Aveiro e intensas trocas comerciais associadas à cerâmica do açúcar, ou às chamadas formas pão de açúcar, que terão precedido o desenvolvimento da indústria cerâmica na região em épocas posteriores.
Esta produção terá proporcionado intensas trocas comerciais com os grandes centros produtores de açúcar do reino, como a Madeira, o Brasil, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.
Diga-se, a propósito, que o monte Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, foi batizado devido à semelhança com estas formas. Paulo Morgado, engenheiro geólogo que participou em diversos estudos arqueológicos e de património, afirma que havia mesmo preferência pelas formas pão de açúcar de Aveiro que ofereciam melhor qualidade, de acordo com a correspondência da época, provavelmente devido às características químicas e mineralógicas das argilas da região, com maior teor em ferro e, provavelmente, à técnica de cozedura".
"É o cruzamento da investigação científica com a história da argila em Aveiro, as suas olarias e a produção açucareira na Madeira que vai permitir o desvendar deste aparente mistério e entroncar ainda na histórica doçaria conventual dos conhecidos “Ovos Moles".
Logo no séc. XVI, o Mosteiro de Jesus de Aveiro começa a receber açúcar proveniente da ilha da Madeira, como mostra, por exemplo, a concessão régia que o Rei D. Manuel I faz, em 1502, de 10 arrobas anuais de açúcar dessa ilha. Sabe-se que a clara de ovo era usada para engomar a roupa das monjas nos conventos. A disponibilidade de gema, de açúcar e a já conhecida propensão para descobertas de novas especialidades em doçaria, habitualmente associada aos conventos, fazem supor que não terá sido difícil chegar aos Ovos Moles, como pode ver na excelente apresentação que se segue.
Aveiro está na moda. E está na moda porque é uma região linda e única em todo o mundo. Veja agora, o excelente vídeo promocional que se segue. As marcas (neste caso de roupa para grávidas) já entenderam que o potencial das imagens criadas em Aveiro é infinito e apostam cada vez mais em fazer os seus filmes promocionais junto aos canais da Ria de Aveiro. Ora veja!

Sem comentários: