terça-feira, setembro 04, 2012

Verano Porteño

As "Cuatro Estaciones Porteñas", também conhecidas como "Estaciones Porteñas" ou "The Four Seasons of Buenos Aires", são 4 composições de tango escritas por  Ástor Piazzolla. Foram originalmente concebidas como composições independentes, embora Piazzolla, de vez em quando, as tocasse em conjunto. Ao atribuir-lhes o adjectivo "porteño" (apelido atribuído às pessoas nascidas na capital da Argentina, Buenos Aires), Piazzolla dá-nos a ideia das quatro estações do ano em Buenos Aires.
As Estaciones Porteñas são: "Verano Porteño" (escrita em 1965, originalmente para a peça "Melenita de Oro"; "Otoño Porteño" (escrita em 1969); "Primavera Porteña" e "Invierno Porteño", ambas escritas em 1970.
Em 2009, o compositor russo Leonid Desyatnikov fez um novo arranjo destas quatro peças, estabelecendo-lhes uma maior ligação entre Vivaldi e Piazzolla.  Por exemplo, na composição "Verano Porteño"  incluiu elementos do "L'inverno" de Vivaldi.
A Companhia "Tango Fire" de Buenos Aires foi formada em 2005 e a sua primeira apresentação ocorreu, nesse ano, em Singapura. Os espectáculos da companhia "Tango Fire" são coreografados pelo coreógrafo e dançarino argentino, German Cornejo. Veja, agora, o vídeo abaixo, que mostra  esta companhia de Buenos Aires, que é única no mundo do tango,  interpretando o "Verano Porteño" de Ástor Piazzolla.

Sem comentários: