quinta-feira, maio 10, 2012

Augusto Boal

Augusto Boal (1931 —  2009), foi director de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro e uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional.
Augusto Boal (conhecido como o Leão da Arena), embora brasileiro, era filho de pai português e trabalhou em Portugal, por algum tempo, no Teatro "A Barraca". Boal teve um papel importante na renovação do teatro português.
Foi o fundador do Teatro do Oprimido, que alia o teatro à acção social. As suas técnicas e práticas difundiram-se pelo mundo, nomeadamente nas três últimas décadas do século XX, sendo largamente empregadas não só por aqueles que entendem o teatro como instrumento de emancipação política mas também nas áreas da educação, da saúde mental e do sistema prisional.
Nas palavras do próprio Boal: "O Teatro do Oprimido é o teatro no sentido mais arcaico do termo. Todos os seres humanos são atores - porque atuam - e espectadores - porque observam. Somos todos 'espect-atores'".
O dramaturgo ficou conhecido não só pela sua participação no Teatro de Arena da cidade de São Paulo (1956 a 1970), mas também devido às sua teses do Teatro do oprimido, inspiradas nas propostas do educador Paulo Freire.
Boal morreu em 2009.  Morreu aquele para quem o teatro não era apenas um espectáculo, mas uma forma de vida. "Porque tudo que fazemos no palco fazemos sempre em nossas vidas: nós somos teatro", dizia Augusto Boal.
Augusto Boal foi nomeado Embaixador Mundial do Teatro pela Unesco, tendo integrado, igualmente, a lista de candidatos ao Prémio Nobel da Paz em 2008.
O discurso do último Dia Mundial do Teatro em que participou (2009), é da sua autoria: "Assistam ao espetáculo que vai começar; depois, em suas casas com seus amigos, façam suas peças vocês mesmos e vejam o que jamais puderam ver: aquilo que salta aos olhos".

Sem comentários: