segunda-feira, junho 11, 2018

A aldeia de Sistelo

 A aldeia de Sistelo, no Norte de Portugal, é uma maravilha. É como se fosse o nosso  pequeno Tibete.
Sistelo situa-se no concelho de Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gêres, junto à nascente do rio Vez.
Esta pequena aldeia é famosa pelas suas paisagens em socalcos, onde se cultiva o milho e onde pasta o gado. A aldeia encontra-se muito bem preservada, tendo sido recuperadas as casas típicas de granito, os espigueiros e os lavadouros públicos.
Neste pedaço de paraíso existente em Portugal pode visitar o Castelo de Sistelo, ex-líbris da aldeia, que é um palácio de finais do século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo, a Igreja Paroquial, a Ponte Romana e o Moinho, a ponte de Sistelo, a Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos e as Capelas de Santo António, de São João Evangelista, da Senhora dos Remédios e da Senhora do Carmo.
Não deixe de visitar também a Praia Fluvial de Sistelo e de subir ao miradouro do Chã da Armada para admirar a magnífica vista panorâmica!
Se é apreciador de artesanato não deixe de comprar os aventais e as meias redondas de lã, tão características desta aldeia.
Se gosta de caminhadas na natureza, percorra o Trilho das Brandas de Sistelo (10 km), que tem início na aldeia, e fique a conhecer as brandas de Rio Covo, em Sistelo, do Alhal, no Padrão, e da Cerradinha, terrenos que, durante o verão, serviam de apoio à pastorícia.
Para lhe aguçar o apetite, deixo-lhe o vídeo abaixo, para que aprecie desde já, este pedacinho de Portugal.

Sem comentários: