sábado, maio 05, 2018

Ilha do Príncipe: Um Mundo a Descobrir.

Se existe paraíso ele fica na Ilha do Príncipe. 
A Ilha do Príncipe é a segunda maior ilha do arquipélago de São Tomé e Príncipe, que é constituído por duas ilhas principais, ambas pertencentes à linha vulcânica dos Camarões. Administrativamente, esta ilha constitui, desde 1995, uma região autónoma.
A ilha tem uma área de 142 km² e uma população estimada, em 2006, de 6737 habitantes. A capital é Santo António.
Com 31 milhões de anos, o Príncipe é a primeira reserva mundial da Biosfera do arquipélago são-tomense, nomeada pela Unesco, e passou a ser a primeira reserva africana a integrar a rede mundial da biosfera costeira, provando que a relação entre o homem e a natureza é sustentável.
A ilha do Príncipe situa-se a nordeste da Ilha de São Tomé a cerca de 140 km de distância, no Golfo da Guiné.
De origem vulcânica, com uma vegetação densa e clima equatorial, a ilha é muito acidentada, atingindo 948 metros no Pico do Príncipe, localizado no sul da ilha e que faz parte do Parque Natural Ôbo.
No interior da ilha existe uma floresta tropical densa, onde a flora é bastante diversificada. A ilha é também um santuário da vida selvagem, pois podem ser observadas muitas espécies raras de animais (especialmente aves).
Assista aqui ao episódio 5 de um pequeno documentário (Um Mundo a Descobrir) sobre esta ilha do arquipélago de São Tomé e Príncipe.
Príncipe é um documentário da Fresco Produções que conta com o trabalho do jornalista André Pipa, a produção de Paulo Portugal Moreira, a locução de Luís Maia e a edição de Ricardo Santos.
Entretanto, para abrir o apetite, assista ao trailer de um outro documentário - Ilha do Principe - O éden esquecido do Atlântico (que pode também ver na íntegra aqui). 

Sem comentários: