terça-feira, abril 15, 2014

O Museu do Prado & Isabel de Bragança

Muitos portugueses desconhecem ter sido uma mulher portuguesa a fundadora do Museu do Prado, em Espanha. Essa mulher chamava-se Maria Isabel de Bragança e foi esposa de Fernando VII, Rainha de Espanha e fundadora de um dos mais importantes museus do mundo: o Museu do Prado.
Maria Isabel de Bragança era filha do nosso rei D. João VI e de D. Carlota Joaquina de Borbón, tendo-se tornado rainha de Espanha, ao casar com o seu tio D. Fernando VII, em 28 de Setembro de 1816, de quem foi segunda mulher.
A rainha Maria Isabel de Bragança que morreu jovem (de parto, em 1818), figura na galeria de retratos do Museu do Prado, onde tem um retrato (de 1829) que foi pintado onze anos depois da sua morte, sendo o seu autor Bernardo López Piquer.
É de sublinhar a especial iconografia deste retrato, no qual a rainha é representada como fundadora do Real Museu de Pintura e Escultura do Prado, cuja imagem, ela aponta com o braço direito e se encontra visível através de uma janela, assinalando com a mão esquerda alguns planos do museu, em pergaminhos ou papéis, que se encontram depositados sobre uma mesa.
No catálogo dos quadros do Museu Real, datado de 1854, o seu autor, Pedro de Madrazo, escreve que "foi a rainha Maria Isabel de Bragança quem sugeriu ao Rei a ideia (da criação do Museu), por “escitacion” (sic) de algumas personalidades amantes das Belas Artes, ideia que o Rei acolheu com verdadeiro entusiasmo".
O crítico e historiador Gabriele Finaldi, em recente catálogo de uma exposição sobre "O retrato Espanhol no Museu o Prado de Goya a Sorolla", sublinha a importância desse retrato, que considera uma "imagem emblemática para a História do Museu do Prado".
Se é certo que os espanhóis não esquecem e muito menos escondem haver sido uma portuguesa e rainha do seu país a fundadora do Museu do Prado, é no mínimo estranho senão lamentável, que tal facto seja desconhecido da generalidade dos portugueses, e que o seu nome não conste da toponímia dos nossos centros urbanos, nem o seu feito seja salientado nos manuais escolares de História.
Agora sugiro-lhe que faça um passeio pelo Museu do Prado através da excelente apresentação que se segue. Ora veja!

Sem comentários: