domingo, março 16, 2014

Geossítios de Portugal

Pico de Ana Ferreira - Porto Santo
Agora já é possível conhecer e visitar virtualmente os 300 geossítios mais importantes de Portugal. Mais de 70 investigadores reuniram num portal (a que pode aceder clicando aqui)  os mais importantes locais geológicos do território continental (de norte a sul) e insular.
De acordo com José Brilha, um dos investigadores envolvidos, estes geossítios  "São locais onde os minerais, as rochas, os fósseis ou as geoformas possuem características próprias que nos permitem conhecer a história geológica do nosso planeta"
Entre os sítios incluídos, neste excelente inventário, estão os blocos erráticos de Valdevez (Gerês), o granito de Lavadores (Gaia), os fósseis de trilobites da Pedreira do Valério (Arouca), as pegadas de dinossauros da Pedreira do Galinha (Serra de Aire), o pico de Ana Ferreira (Porto Santo), o algar do Carvão (ilha Terceira), a cascata do Pulo do Lobo (Mértola), o monumento das Portas de Ródão (Vila Velha de Ródão) ou o parque icnológico de Penha Garcia (Idanha-a-Nova) com rastos de trilobites.
Não perca! Visite este portal e fique a conhecer, de outra forma, algumas das mais belas paisagens naturais do nosso país e as razões da sua formação.



Sem comentários: