sexta-feira, novembro 08, 2013

As Galápagos

O arquipélago das Galápagos (ou Arquipélago de Colombo) formam um grupo de 13 ilhas, das quais apenas quatro são habitadas. Situam-se no Oceano Pacífico a aproximadamente 1000 km a oeste da costa do Equador, país a que pertencem e ponto continental mais próximo. Administrativamente as ilhas estão reunidas na província com o mesmo nome. O arquipélago apresenta uma biodiversidade elevada e é o habitat de uma fauna peculiar que inclui muitas espécies endémicas como as tartarugas das Galápagos.
A totalidade das ilhas constitui uma reserva de vida selvagem administrada pelo governo do Equador e que é, desde a visita de Charles Darwin, o principal laboratório vivo de biologia do mundo. Se quiser ficar a conhecer um pouco melhor, este paraíso da vida selvagem, basta ver a bela apresentação que se segue, o vídeo abaixo, ou clicar aqui
O Parque Nacional das Galápagos é uma área de preservação natural do Equador, localizada nas ilhas que lhe dão o nome.
As ilhas foram descobertas em 1535, quando o navio que levava o bispo do Panamá, frei Tomás de Berlanga, se desviou de sua rota quando vinha do Panamá em direcção ao Peru. Estas ilhas logo chamaram a atenção dos exploradores pela grande quantidade de tartarugas-gigantes que ali viviam, que passaram a ser caçadas em massa para fornecer carne e óleo para os marinheiros.
Charles Darwin visitou o arquipélago em 1835, surpreendendo-se com as características únicas da fauna local, cujo estudo contribuiu para que ele formulasse sua teoria da evolução das espécies E agora o vídeo.

Sem comentários: