sábado, fevereiro 11, 2012

Georgina

Waldemar Bastos é um artista angolano (1954) que se afirmou no período pós-independência daquele país. Contudo, Waldemar Bastos começou a cantar e a fazer música desde a mais tenra idade. As suas influências passam pela música africana, pela música brasileira e também pela anglo-saxónica. Os Beatles, Nat King Cole, os Bee Gees e Carlos Santana, são as influências não-africanas que o marcaram desde cedo.
Mas, com uma guerra civil pós - independência, Angola não era um lugar fácil para se viver. Na sequência de uma visita a Portugal em 1982, ele decidiu, então, não regressar ao seu país. No entanto, Waldemar não permaneceu em Portugal por muito tempo. Acabou por ir para Berlim, na Alemanha Ocidental, onde tinha alguns amigos. Waldemar permaneceu na Alemanha durante alguns meses até que partiu para o Brasil, onde contactou com alguns músicos bem conhecidos, como Chico Buarque, João do Vale, Elba Ramalho, DJAVAN e Clara Nunes, entre muitos outros que tinham em Angola, em finais dos anos setenta, integrado o Kalunga Projecto.
A sua estada no Brasil correu bem. O conhecido álbum "ESTAMOS Juntos", um marco definitivo na carreira de Waldemar Bastos, inclui o tema "A Velha Chica" ( "Xê, menino, não fala política"), e teve, como convidados especiais, Chico Buarque, João do Vale, Dorival Caimmy, Martinho da Villa, entre outros.
Em 1985 instala-se em Lisboa. Grava, depois, o seu segundo álbum "Angola Minha Namorada" (1990), e "Pitanga Madura", em 1992.
Em 1997, a convite de David Byrne da Luaka Bop, Waldemar Bastos grava em Nova Iorque o album "Pretaluz", com Arto Lindsay.
O mais recente álbum de Waldemar Bastos, "Renascence" contém alguma coisa que se pode identificar como tranquilidade e familiaridade.
Waldemar Bastos é um cantor que faz da sua música uma linguagem universal porque consegue construir pontes entre o património musical de África com a música da Europa contemporânea.
Proponho-lhe, agora, que ouça Waldemar Bastos a cantar "Georgina". Este registo ao vivo de Waldemar Bastos foi gravado em Dezembro de 2004 no Tropentheater em Amesterdão.

Sem comentários: