quarta-feira, maio 12, 2010

Graças ao Google Earth...

Graças ao Google Earth, descobriu-se a maior represa construída por castores. As novas tecnologias têm destas coisas e as imagens de satélite revelaram que a construção foi edificada entre 1975 e 1990. Esta obra de arquitectura natural, com 850 metros, foi levada a cabo pela maior espécie de roedores do Hemisfério Norte: o castor americano.
Este roedor, é um dos símbolos oficiais do Canadá e possui enormes habilidades arquitectónicas. Constroem represas nos rios (com troncos de árvores, pedras e lama) como abrigo para escapar aos predadores e garantir o acesso aos alimentos durante o Inverno.
Recentemente, um investigador canadiano descobriu numa remota zona do Noroeste do país (Parque Nacional de Wood Buffalo), uma construção com 850 metros de comprimento.
Esta represa foi descoberta porque é visível a partir do espaço. Foi detectada durante a análise de imagens do “Google Earth” em 2007. Em imagens de satélite datando de 1975 a construção não existia, mas em 1990 sim, pelo que terá sido edificada neste intervalo de tempo.

Sem comentários: