segunda-feira, março 18, 2024

Os "Biscoutos" ou Biscoitos de Marear

Fazer os alimentos durarem numa viagem é um desafio, mesmo com os modernos transportes da atualidade. Agora imagine o que era uma viagem de mais de dois anos, de barco e no século XVI? 

A história das nossas navegações demonstra exatamente isso. A base da alimentação foi a mesma utilizada a bordo de todas as naus e caravelas do século XVI: o "biscoito de marear" - uma bolacha dura e salgada, em geral "toda podre das baratas e com bolor mui fedorento". Como a palavra parece indicar o biscoito era um pão duas vezes cozido. Tais bolachas, cuja fabricação se confunde com a própria história da navegação, eram assadas em fornos reais, como o do Vale do Zebro, em Lisboa, onde, entre 1505 e 1507, se produziriam mais de mil toneladas (o equivalente a 2,5 milhões de rações diárias).

Deixo-lhe aqui uma provável receita dos "Biscoutos" ou Biscoitos de Marear.

"Tomem de farinha de trigo branco bem peneirada um alqueire de pó, e, para um alqueire, dous arráteis de açúcar bem peneirado, e façam na farinha uma presa e deitem-lhe o açúcar e um púcaro de água quente. E junto desta presa façam outra e deitem-lhe um quartilho de água-de-flor-de-laranjeira e meio de vinho branco, e uma colher muito pequena de manteiga. E se não quiser que levem manteiga, deitem-lhe a este alqueire uma medida de azeite muito fino. Então misturem a farinha toda e sovem-na muito bem, até que se junte àquela massa. E para se lavrar bem a massa há-de ser mais sobre o mole que sobre o duro".

Ordem para se entregarem 28 quintais de biscoito.

E agora do "Livro de Cozinha da Infanta D. Maria de Portugal" (1538-1577), um manuscrito copiado entre o fim do século XV e o início do século XVI, e que pertenceu à Infanta D. Maria, filha do Infante D. Duarte e neta de D. Manuel I, deixo-lhe a receita de "biscouto" modernizada. As medidas foram ajustadas porque, no original, vão nada menos que 13kg de farinha! É biscoito pra muita gente!

Ingredientes:

300 g de farinha de trigo
25 g de açúcar
5 colheres de sopa de água quente, mais ou menos 100 ml
10 ml de água de flor de laranjeira
15 ml de vinho branco
1 colher de chá de manteiga
Veja de seguida o vídeo sobre os Biscoitos e a Viagem de Fernão de Magalhães. Não perca.

Sem comentários: