sexta-feira, dezembro 07, 2018

No Woman No Cry

Oiça Bob Marley em No Woman No Cry .
A música popularizada por Bob Marley, Peter Tosh e Toots and the Maytals foi inscrita, no final de novembro de 2018, na lista de Património Cultural Imaterial da ONU
Bob Marley (1945-1981), foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano. Foi o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos e tornou-se famoso por popularizar o género.
Uma das suas preocupações era protestar contra os problemas sociais. Através da sua música, deu a conhecer o movimento rastafári, as suas ideias de paz, de irmandade, de igualdade social, de preservação ambiental, de libertação, de resistência, de liberdade e amor universal ao mundo.
A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas da sua terra natal, fazendo com que o considerassem a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica.
A África e os seus problemas como a miséria, as guerras e o domínio europeu também foram temas das suas músicas, por se tratar da terra sagrada do movimento rastafári.
A coletânea Legend, lançada três anos após a sua morte e que reúne algumas das músicas de álbuns do artista, é o álbum de reggae mais vendido da história mundial.
Bob Marley foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos.

Sem comentários: