terça-feira, junho 26, 2018

O Cetim-branco

O Cetim-branco é uma planta herbácea, da família Brassicaceae. É considerada originária do sudeste europeu e do sudoeste asiático mas, actualmente, está espalhada por boa parte da Europa, Ásia e América do Norte, onde é cultivada como planta ornamental. O mesmo acontece em Portugal, onde surge também na berma de caminhos e na proximidade de povoações.
O que mais encanta no Cetim-branco, mais do que as flores, é a forma especial dos frutos secos em forma de larga moeda oval achatada e translúcida que persistem mesmo depois da disseminação das sementes.
Os seus nomes comuns são cetim-branco, dinheiro-do-papa, lunária (Lunaria annua L.), medalha-do-papa ou moedas-do-papa. 
É uma planta bienal, mas que pode optar por um ciclo de vida anual (floração: de abril a julho).
Esta "flor", que é na verdade um disco branco transparente, de onde sai a semente da planta e que permanece com o mesmo aspecto depois de seca, tem em cada país um nome diferente.
No Reino Unido chama-se Honestidade, em França "Dinheiro do Papa", na Holanda Judaspenning (moeda-de-Judas). Será  uma alusão à história biblíca de Judas Iscariotes e das 30 moedas de prata, que foi pago para vender Jesus?
Em Portugal é conhecida por cetim-branco, dinheiro do papa, lunária ou medalha do papa.
Os seus ramos, após a frutificação, são usados com frequência na elaboração de arranjos decorativos, não só devido à própria beleza dos frutos, mas também porque estes se mantêm pendentes dos ramos por longos períodos, após o corte.
Esta flor não é, portanto, bem uma flor – é na verdade a parte da planta que dá semente.  As vagens são translúcidas, permitindo que se vejam as sementes ainda dentro do fruto – o que explica o interessante nome para a Lunaria annua, "honestidade".
Uma "flor" com tantos nomes, tem que ter algo de especial, não?
Daí ter um charme tão especial e ser tão utilizada nos arranjos florais.

Sem comentários: