sábado, julho 09, 2016

O Bismuto

O bismuto é um elemento químico com o símbolo Bi , que faz parte da tabela periódica dos elementos químicos. À temperatura ambiente, o bismuto encontra-se no estado sólido.
A existência deste metal foi demonstrada em 1753 pelo francês Claude Geoffroy Junine.
Este metal que é pesado, frágil, trivalente e cristalino, assemelha-se quimicamente ao arsénio e ao antimónio. É um metal com uma tonalidade rosada e com brilho iridescente. Entre os metais pesados, é o único que praticamente não é tóxico e o que menos conduz corrente elétrica.
O bismuto natural é encontrado na crosta terrestre, mas não de forma abundante, por isso é considerado um mineral raro.
Uma boa parte deste mineral é hoje produzido de forma sintética para atender à procura do setor industrial.
As ligas metálicas com bismuto são utilizados na soldagem e em dispositivos para detectar fogo. Compostos de bismuto, livres de chumbo, são usados na cosmética e em procedimentos médicos (o subsalicilato de bismuto é um líquido cor-de-rosa usado como antidiarréico).
Na década de 1990, foram iniciadas pesquisas no sentido de avaliar a utilização do bismuto (não tóxico) em substituição do chumbo (tóxico) para a produção de ligas, que serão usadas em cerâmicas, esmaltes, pesos de anzóis de pescaria, equipamentos de processamento de alimentos, bem como como substituto para canalizações

Sem comentários: