quinta-feira, dezembro 10, 2015

"Magnífica e Miserável – Angola desde a Guerra Civil"

"Magnífica e Miserável – Angola desde a Guerra Civil" (Tinta da China) é um livro, publicado recentemente, pelo português Ricardo Soares de Oliveira.
Ricardo Soares de Oliveira é professor de Política Africana no departamento de Política e Relações Internacionais da Universidade de Oxford e membro do Instituto de Políticas Públicas Globais, em Berlim.

É co-autor dos livros "The New Protectorates: International Tutelage and the Making of Liberal States" (com James Mayall) e "China Returns to Africa" (com Chris Alden e Daniel Large). Este académico já trabalhou na área da "governance" para o Banco Mundial, a Comissão Europeia e o Ministério da Defesa francês.
Sinopse:
"Um livro de leitura obrigatória para compreender a ascensão económica fulgurante de Angola na última década. "Magnífica e Miserável" retrata as mudanças vertiginosas que se vivem em Angola, um país incontornável como exportador de petróleo e diamantes, e cada vez mais influente em África. Com base em três anos de pesquisa e no seu conhecimento pessoal do país, Ricardo Soares de Oliveira descreve a súbita ascensão da economia angolana e o seu enquadramento no sistema internacional desde 2002, ano em que emergiu de uma das guerras civis mais longas e sangrentas de África. Num país historicamente marcado pelo tráfico de escravos, pela exploração colonial e pela guerra, os angolanos pretendem agora construir uma sociedade decente.Perante esse desafio, como tem agido o governo angolano, presidido por José Eduardo dos Santos desde 1979? Conseguirá o regime dar resposta às expectativas do seu povo? 
«Esta cleptocracia é aceite como parte do sistema ocidental. Depende de trabalhadores ocidentais para funcionar. Os oligarcas angolanos habitam o mundo da economia global de luxo, frequentando escolas privadas britânicas e lojas Hermès, utilizando gestores de bens suíços, etc. Aliás, como defende o cientista político Ricardo Soares de Oliveira no seu maravilhoso livro Magnífica e Miserável: Angola desde a Guerra Civil, vivemos no ‘mundo ideal do oligarca’. Os países ocidentais já nem sequer fingem censurar os cleptocratas.» Financial Times" 
«Uma observação lúcida, clara e extremamente bem informada de um país particularmente complexo e frequentemente absurdo, apoiada numa escrita de rara qualidade literária. Brilhante!» José Eduardo Agualusa
Se quiser conhecer um pouco mais sobre este país africano, veja agora também, uma excelente reportagem do New York Times, clicando aqui.

Sem comentários: