quarta-feira, abril 08, 2015

O Mundo de Tinta

Cornelia Funke (1958) é uma ilustradora e escritora alemã de literatura infantojuvenil.
Quando criança, queria ser astronauta ou  piloto de aviões. Mas, mais tarde decidiu estudar pedagogia em Hamburgo.
Durante algum tempo ganhou dinheiro ilustrando livros, mas rapidamente começou a escrever as suas próprias histórias, inspirada naquelas, com que havia agradado as crianças carentes com quem tinha trabalhado.
A fama internacional surgiu com o livro de fantasia "O Cavaleiro do Dragão" e continuou com "O Senhor dos Ladrões" (2000).
Outro  livro que deu seguimento à sua fama foi "Coração de Tinta" que venceu o prémio "BookSense"  - Book of the Year Children's Literature" de 2004.  Coração de tinta, foi adaptado para o cinema (em 2008) e tornou-se um best-seller mundial, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos.
"Coração de Tinta" é a primeira parte de uma trilogia que tem como continuação "Sangue de Tinta", que venceu o segundo prémio de "Funke BookSense Book of the Year Children's Literature", no ano de 2006. A trilogia é finalmente concluída com "Morte de Tinta", publicado na Alemanha em 2007.

Sinopse:
"Meggie é filha de um restaurador de livros antigos, Mortimer Folchart, um apaixonado pela leitura que, contudo, nunca lê nada em voz alta. Mo, como é conhecido pelos amigos e parentes, vive o drama de ser um Língua Encantada, uma pessoa com o incrível dom de tornar real qualquer objeto ou os personagens de um livro.
Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. 
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu". Companhia das Letras.
No entanto, o "Mundo de Tinta" só foi de facto conhecido à partir do segundo livro, "Sangue de Tinta", quando os personagens – os reais e os imaginários – literalmente entraram no livro "Coração de Tinta". É a partir desse momento que se conhecem os reinos, as aldeias, a Floresta Sem Caminhos, as ninfas da água, as fadas azuis, os elfos do fogo, os saltimbancos, os salteadores e toda a magia criada por Fenoglio – um personagem dentro do livro que é designado como autor. Veja no vídeo a seguir a resenha desta trilogia. Vale bem a pena!  Agora veja no vídeo em baixo o Trailer de "Coração de Tinta (Inkheart)" .
Embarque numa aventura onde as histórias dos livros ganham vida e se misturam com o mundo real! "Coração de Tinta" é uma superprodução que tem no principal papel Brendan Fraser.

Sem comentários: