quarta-feira, novembro 19, 2014

Uma aldeia Hakka

Hoje pode conhecer e visitar os "Toulou" de uma aldeia Hakka situada no sul da China.
Os hakka  agrupavam-se em clãs e construíam habitações originais, fortificadas e em formato circular – os Tulou. Muitas delas ainda podem ser vistas e visitadas e estão classificadas como Património da Humanidade pela Unesco.
Os Tulou são um tipo de moradia rural chinesa, construídos e habitados pelo povo Hakka, que vive nas regiões montanhosas do sudeste de Fujian, na China. A maioria destas moradias foi construída entre os séculos XII e XX.
Um tulou é uma construção grande com um formato que pode ser retangular ou circular, com paredes bem espessas e que pode abrigar mais de 80 famílias.
As construções interiores são de menor dimensão e estão envolvidas por estas paredes altas e, podem ser armazéns, poços e áreas comuns. De qualquer modo toda a estrutura dos toulou lembra uma cidade fortificada.
As estruturas externas fortificadas são compostas de terra compactada, misturada com pedras, bambu, madeira e outros materiais, o que garante mais firmeza às paredes. O resultado é uma construção leve, bem ventilada, à prova de ventos e terramotos, quente no inverno e fresca no verão.
Os tulou geralmente possuem apenas um portão, protegido por portas de madeira reforçadas com uma estrutura externa, de placas de ferro. No nível superior estas construções possuem aberturas, destinadas a canhões o que revela o seu carácter defensivo.
Aprecie, em seguida uma excelente apresentação sobre estas típicas moradias do povo hakka.
E agora um vídeo sobre estas extraordinárias habitações.

Sem comentários: