domingo, abril 06, 2014

Adeus Mundinho Falcão...

Morreu José Wilker. Morreu "Mundinho Falcão". José Wilker foi um actor, realizador, escritor e crítico de cinema, sendo considerado uma das figuras mais consagradas da teledramaturgia brasileira.
Em Portugal tornou-se conhecido, a partir de 1975, com o protagonista Mundinho Falcão, da novela "Gabriela", baseada no romance homónimo de Jorge Amado. Em 2012, actuou no remake desta novela, como o coronel Jesuíno Mendonça. Com este personagem conquistou o público com o bordão: "Hoje eu vou lhe usar!".  A novela "Roque Santeiro" também lhe proporcionou um enorme êxito e reconhecimento na sua carreira televisiva, quer em Portugal quer no Brasil.
A sua vida artística começou em Pernambuco mas, desenrolou-se sobretudo no Rio de Janeiro, a partir de 1967.
Das obras em que participou, como escritor, actor ou realizador, há a destacar, em 1996,  o programa  humorístico de bastante sucesso "Sai de Baixo",  o primeiro personagem homossexual no folhetim "Desejos de Mulher", em 2002 e, como presidente Juscelino Kubitscheck na minissérie "JK", em 2006.
Do seu extenso currículo, consta a participação em mais de 50 novelas, minisséries e seriados.  No entanto, o seu amor  pela sétima arte era enorme. Integrou o elenco de, inacreditavelmente, mais de 60 filmes sendo a sua atuação mais famosa como Vadinho no longa metragem  "Dona Flor e seus Dois Maridos", em 1976.
O seu desaparecimento precoce é uma enorme perda quer para a cultura brasileira quer para a lusofonia. Em Portugal jamais serão esquecidas as suas interpretações como Vadinho, Roque Santeiro ou Mundinho Falcão.
Recorde, através do vídeo abaixo, José Wilquer em Roque Santeiro.

Sem comentários: