segunda-feira, março 31, 2014

As Termas Águas Radium

Quando a situação financeira de Portugal era mais favorável não se apostou na reabilitação de edifícios que são verdadeiras joias arquitectónicas do nosso país. Agora, a maior parte delas está ao abandono e a degradar-se.
Hoje proponho-lhe que conheça um desses exemplos: As Termas Águas Radium/Hotel Serra da Pena.
Reza a lenda que neste lugar, construído no inicio do século XX, Don Rodrigo (conde espanhol) terá curado a sua filha de uma grave doença de pele, com o recurso às águas deste lugar. No decorrer dessa situação, o senhor decidiu construir este hotel termal que se encontra hoje no estado que as imagens atestam.
As Termas Águas Radium/Hotel Serra da Pena situam-se na freguesia da Sortelha, no concelho do Sabugal. As suas águas tinham um grau de radioactividade bastante elevado. Com os seus efeitos medicinais eram engarrafadas e exportavam-se para a Europa, no início do século XX.
Don Rodrigo deverá ter abandonado as termas mais tarde. Em 1929, a exploração termal é arrendada à empresa Sociedade Águas Radium Lda, por contrato até 1940. Esta sociedade introduz outro tipo de tratamentos para além dos de balneoterapia, como seja a aplicação de lamas, compressas eléctricas radioactivas e a “studa chair” para lavagem do cólon. Em 1940, terminado o contrato de arrendamento, a concessão continua nas mãos dos herdeiros Enrique Gosalez Fuentes.
O complexo termal foi, mais tarde, leiloado em Lisboa, e posteriormente comprado por Ramiro Lopes, com a intenção de transformar o local num hotel de luxo. Em 2000, Ramiro Lopes vendeu a propriedade ao seu irmão, com o projecto de construir, numa primeira fase, um hotel de luxo (a partir das actuais ruínas) com campo de golfe e piscinas, e numa segunda fase seria trabalhada a parte termal. Aguardemos portanto a sua reabilitação.

Sem comentários: