quinta-feira, dezembro 05, 2013

A Dieta Mediterrânica é Património da Humanidade

       A Dieta Mediterrânica é Património Imaterial da Humanidade. Portugal conquistou ontem quarta-feira, em Baku (no Azerbeijão), a segunda inscrição (a primeira foi com o Fado) na lista do Património Imaterial da Humanidade. Foi uma candidatura liderada pela Câmara Municipal de Tavira e plurinacional porque foi partilhada com a Espanha, Marrocos, Itália, Grécia, Chipre e Croácia. Estes  quatro últimos países tinham já os seus nomes e a sua dieta mediterrânica inscritos nos bens patrimoniais da UNESCO desde 2010, mas associaram-se agora aos outros três numa candidatura renovada e mais abrangente.
É uma vitória saborosa para Tavira, para o Algarve e para Portugal.
No projecto de decisão elaborado pela UNESCO depois de analisada a candidatura é salientado que “a dieta mediterrânica envolve uma série de competências, conhecimentos, rituais, símbolos e tradições ligadas às colheitas, à safra, à pesca, à pecuária, à conservação, processamento, confecção e, em particular, à partilha e ao consumo dos alimentos. Comer em conjunto é a base da identidade cultural e da sobrevivência das comunidades por toda a bacia do Mediterrâneo. É um momento de convívio social e de comunicação, de afirmação e renovação da identidade de uma família, grupo ou comunidade”.
"A Dieta Mediterrânea é caracterizada pela abundância de alimentos de origem vegetal, como o pão, massas, arroz, hortaliças, legumes, fruta fresca e frutos oleaginosos; utilização do azeite como principal fonte de gordura; consumo moderado de pescado, aves, lacticínios e ovos; consumo de pequenas quantidades de carnes vermelhas e ingestão moderada de vinho, geralmente durante as refeições. A sua importância na saúde do indivíduo não se limita ao facto de se tratar de uma dieta equilibrada, variada e com nutrientes adequados. Aos benefícios de seu baixo teor de ácidos gordos saturados e alto teor de monoinsaturados, tal como em glícidos complexos e fibra alimentar, junta-se a riqueza em antioxidantes, determinantes para a o bem-estar". in, Associação Portuguesa de Dietistas.

Sem comentários: