terça-feira, outubro 15, 2013

A Praia do Barril

A Praia do Barril é uma praia vigiada, galardoada, há vários anos com o prémio Bandeira Azul e considerada uma das melhores praias portuguesas. É considerada uma das praias mais calmas da costa Algarvia, escapando mesmo no pico da época balnear às enchentes que caracterizam outras praias da região.O Barril é uma das praias da Ilha de Tavira, localizada a oeste de Santa Luzia, próxima do pequeno aldeamento turístico de Pedras d'El-Rei, que se situa a poucos quilómetros de Tavira. A paisagem é formada pela Serra do Caldeirão a norte e o Cerro de São Miguel a noroeste, além dos sapais, canais e salinas da Ria Formosa, bem como as formações dunares da ilha de Tavira e o Oceano Atlântico, a sul. As suas águas são calmas e tépidas durante a Primavera e o Verão; nos dias amenos de sol, ao longo dos meses de Inverno, constitui um óptimo local para uma boa caminhada à beira-mar, para a prática de desportos ao ar livre ou para a observação de aves aquáticas
O acesso à praia é feito por uma ponte que atravessa a Ria Formosa seguindo-se um trilho e caminho pedonal que atravessam a ilha. Na época balnear o atravessamento da ilha é igualmente feito por um pequeno comboio, que assegura um serviço regular. A linha ferroviária, do tipo Decauville, tem cerca de 1 km de extensão, em via estreita de 60 cm de bitola. A linha foi construída com o objectivo inicial de servir a antiga armação de pesca do atum localizada na praia do Barril.
A Praia do Barril, esteve relacionada no passado (de 1841 a 1966) à conhecida Armação do Barril ou dos Três Irmãos. De Abril a Setembro, viviam neste arraial, cerca de 80 pescadores com as suas famílias. Nas pequenas e humildes casas, onde faltava a electricidade e a água corrente, partilhava-se de sol a sol a mesma faina. A migração do atum (e a variável quantidade) em direcção ao Mediterrâneo “atum de direito” e de volta para o Atlântico “atum de revés”, determinavam cada ano o resultado incerto desta árdua tarefa.
Actualmente pode-se apreciar um cemitério de Âncoras, que eram usadas na antiga Armação, as pequenas casas que serviam de habitação aos pescadores agora transformadas em lojas, restaurantes e apoios de praia e os poços que forneciam a água a quem ali residia.  Se quiser ficar a conhecer melhor esta praia do sotavento algarvio, basta ver com atenção a bela apresentação que se segue.

Sem comentários: