segunda-feira, julho 01, 2013

Em busca do sol...

Viganella, andou em busca do sol e trouxe - o para o vale.
Viganella  é uma pequena vila na Itália, a cerca de 130 km ao norte de  Milão, que depende de um espelho, porque está localizada no fundo de um vale profundo, no lado errado de uma montanha íngreme.  O vale é tão profundo que as  montanhas circundantes lançam uma sombra sobre  toda a vila bloqueando completamente o sol  durante três longos meses, durante o inverno.  A partir de 11  de Novembro o sol desaparece e só reaparece a partir de  2  de Fevereiro, transformando Viganella  numa pequena Sibéria.
Durante  séculos, os moradores aceitaram o seu destino. Recentemente,  um engenheiro e arquitecto local surgiu com uma ideia brilhante: usar um  espelho para reflectir a luz solar para a  vila.
Em  2005, com o apoio de Pierfranco Midali, o presidente da câmara  de Viganella, 100.000 euros foram levantados  e  a construção do espelho começou. Em  Novembro de 2006, o espelho de 40 metros  quadrados, com um peso de 1,1 toneladas, foi  instalado na encosta oposta da montanha, a uma  altitude de 1.100 metros.  Claro que um espelho com estas dimensões não permitiu  iluminar toda a vila. Por isso,  foi  direccionado para a praça principal de Viganella, em frente à igreja. O espelho é  operado por um computador que segue o caminho do sol  durante todo o dia, reflectindo a luz solar para a  praça da vila a meia milha de distância e,  iluminando uma área de 300 m2,  durante  pelo menos seis horas por dia.
Depois do espelho ter sido instalado, uma mudança  positiva aconteceu no humor e  no comportamento dos habitantes. Pierfranco Midali, exemplifica com a missa de  domingo: "no inverno, as pessoas costumavam ir para casa logo após o final da mesma. Mas quando, graças ao espelho, o sol  brilhou sobre a igreja e a praça, as  pessoas passaram a ficar lá fora  para conversar umas com as outras".
Viganella transformou-se num acontecimento, porque tem chamado a atenção de milhões de pessoas em  todo o mundo, desde que o espelho foi  instalado há seis anos.

Sem comentários: