sexta-feira, abril 05, 2013

Alberobello

Alberobello é uma comuna italiana da região da Apúlia (Puglia), província de Bari, com cerca de 10.855 habitantes. Estende-se por uma área de 40 km², tendo uma densidade populacional de 271 hab/km². Faz fronteira com Castellana Grotte, Fasano, Locorotondo, Martina Franca, Monopoli, Mottola e Noci.
Alberobello é conhecida pelo seu conjunto de "trulli", construções de telhado cónico, considerado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1996.
A cidade de Alberobello localiza-se no alto de uma colina, entre oliveiras e amendoeiras. As habitações são brancas, feitas de pedras sobrepostas e telhado cónico, sobre o qual são desenhados, com cal branca, símbolos cristãos e pagãos. Os habitantes dos "trulli" são pessoas hospitaleiras que se dedicam à confecção e venda de artesanato: miniaturas dos "trulli" (em pedra); toalhas de linho bordadas à mão; almofadas decoradas; tapetes, etc. Pensa-se que estas habitações quase mágicas são iguais às existentes no território Assírio, com pináculos e símbolos mitológicos como os que vemos sobre os "trulli" de Alberobello.
Sabe-se sem dúvida, que as cúpulas cónicas foram introduzidas na Apúlia pelas mesmas tribos provenientes da Ásia Menor.
Ainda que os primeiros "trulli" tenham sido construídos em época remota, a sua difusão nos campos e em alguns centros, como Alberobello, começou no final de 1500.
Em Alberobello há mais de mil "trulli", espalhados pelas estradinhas da cidade. O "trullo" mais alto chama-se Sovrano (soberano) e foi declarado Monumento Nacional em 1930, pela sua arquitectura singular e inovadora. Características também são "La casa d’Amore" – construção datada de 1797 e a primeira a não seguir o padrão dos "trulli" –, a Igreja ("trullo") de Santo Antonio, os "Trulli Siameses", a catedral de São Cosme e Damião, entre tantas outras atracções.
 O melhor mesmo, é ver a apresentação que se segue, e que mostra alguns dos aspectos mais importantes desta cidadezinha encantada, que se perpetuou no tempo.

Sem comentários: