quarta-feira, junho 06, 2012

Acontece na Índia

"Em pleno século XXI, na era das inovações e avanços da sociedade ainda encontramos locais no globo (...) onde reina uma grande diferença". Kevin J.

"A Índia é um país bastante grande e densamente povoado".  Ruben E.

"Neste país, existem imensas desigualdades. A maioria da população vive na pobreza. Existe analfabetismo, exploração e fome".  Susana V.

"A Índia é um país que está a passar por várias mudanças. Apesar de ser uma das economias emergentes, tem ainda que resolver várias questões, como por exemplo o analfabetismo ou a situação em que se encontra a casta mais baixa, os dálits ou intocáveis. Mas, estes problemas não se comparam às mais variadas situações por que passam as mulheres. Ser mulher na Índia é como uma maldição".  Mariana S.

"A Índia é um país cheio de crenças, superstições e rituais, onde a mulher não deve pronunciar o nome do marido até ao casamento". Nuno L.

"Aqui, a mulher nunca é livre. Tem de obedecer constantemente a alguém".  Ana P.

"As tradições indianas, assentam em casamentos precoces, que são considerados verdadeiros rituais, que podem durar dias e dias.(...) O único meio das mulheres viverem uma vida razoável, é darem á luz um filho homem, que as protegerá até à cremação dos seus corpos".  Alzira R.

 "O nascimento de um rapaz, é uma alegria para as mães e um alívio, porque as mães podem permanecer com eles até morrerem e (ao casarem) não têm que pagar um dote. Quando nasce uma rapariga, é uma tristeza para as mães, e um prejuízo.(...) É uma tragédia haver países onde a mulher ainda é vista como um simples objecto".  Vanessa S.

"Uma vez casada, a mulher torna-se propriedade do marido. Caso se divorcie, não poderá regressar à (sua) família, pois será rejeitada". Yolanda S.

"As mulheres que não se casam ou que se divorciam, não são aceites pela família, ficando a viver na pobreza ".  Daniel L.

Em suma, "as mulheres na cultura indiana são criadas para casarem e sair de casa. Logo, a mulher é vista como alguém em que é preciso gastar dinheiro, para pagar o casamento".   José F.

"A realidade neste país é bastante cruel. (...) O endeusamento do homem é uma tradição. As mulheres são obrigadas a casar-se cedo, com um desconhecido e a respeitá-lo até à morte."  Liliana G.


"Nós que vivemos num país livre, não estamos habituados a tanta maldade".  Bruna M.

"A pobreza na Índia é imensa. A população indiana está dividida em castas (brâmanes, intocáveis, etc.) o que leva a uma alta desigualdade entre as pessoas. As mulheres não têm direitos neste país". Érica B.

 "Na Índia, os direitos das mulheres não são respeitados e as ONG têm um papel activo na denúncia, em relação ao desrespeito desses direitos". João L.

Trabalho colectivo do 12º B, feito a partir de excertos de textos elaborados pelos alunos. O título é do Ruben P. 

Sem comentários: