terça-feira, dezembro 06, 2011

Porta Aberta

Camané é um jovem fadista português nascido em 1967. É o irmão mais velho dos também fadistas Hélder Moutinho e Pedro Moutinho.
Camané começou por ganhar a Grande Noite do Fado, numa época em que não havia competição em separado para os mais novos, o que lhe possibilitou a gravação de um álbum produzido por António Chainho.
Depois de uma interrupção de alguns anos regressou às lides do fado, actuando em diversas casas de fado. Participou também nas produções de musicais (de Filipe La Féria) como a "Grande Noite"; a "Maldita Cocaína" e "Cabaret".
A partir de 1995, em que grava o disco "Uma Noite de Fados" com a colaboração de José Mário Branco, nunca mais parou de gravar. Assim,"Na Linha da Vida" saiu em 1998,
"Esta Coisa da Alma" em 2000, "Pelo Dia Dentro" é lançado em 2001, "Como sempre… Como dantes" (um disco gravado ao vivo); Humanos e Humanos ao Vivo Coliseus de Lisboa e Porto), em 2004; em 2006 é lançado o DVD "Ao vivo no São Luíz ;"Sempre de Mim", é editado em 2008; em 2010 lança o álbum "Do Amor e dos Dias". Este álbum inclui um Poema de Alexandre O'Neil, O amor é o amor. O fado de principal deste álbum é "A guerra das Rosas" inspirado pelo filme com o mesmo nome.
Camané tem revelado toda a sua a sua versatilidade interpretativa nos grandes concertos realizados quer nos Coliseus quer no S. Luís. Daí que seja hoje considerado como uma das melhores vozes masculinas dos fadistas da sua geração.
Ouça-o, agora, no belíssimo fado, Porta Aberta.

Sem comentários: