segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Puccini at Night

Puccini at night é um pequeno fime do realizador Craig McCourry que lhe proponho que veja. Com a Nessun Dorma de Puccini como música de fundo, Craig dá-lhe a conhecer a beleza nocturna, o cosmopolitismo e a vitalidade de algumas das megacidades mundiais.
Megacidade é um termo normalmente utilizado para definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. As megacidades atuais englobam mais de um décimo da população urbana mundial e, tal como todas as grandes metrópoles que antes surgiram, polarizam sobremaneira o comércio, a cultura, o conhecimento e a indústria.
Algumas megacidades como Nova Iorque, Londres, Paris, Tóquio e São Paulo também são consideradas cidades globais pelo Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC), por se interligarem fortemente a outros centros de influência económica mundial.
Nos últimos anos, tem-se verificado um notável crescimento de megacidades nos países em desenvolvimento (PVD). Estas enfrentam, contudo, sérios problemas como a falta de saneamento básico, a poluição, a violência urbana e o congestionamento, entre outros.
Não perca este filme e aprecie a beleza destas cidades que nunca dormem!

Sem comentários: