sexta-feira, fevereiro 04, 2011

O Ruanda Hoje

O Ruanda ou oficialmente República de Ruanda, é um país sem costa marítima localizado em África, na região dos Grandes Lagos. Faz fronteira com o Uganda, o Burundi, a RD Congo e a Tanzânia.
Embora esteja próximo da linha do Equador possui um clima temperado fresco, devido à altitude. O relevo é constituído principalmente por planaltos e colinas suaves. Este país tem um abundante vida selvagem, incluindo os raros gorilas de montanha. Estes factos têm permitido o desenvolvimento do turismo que se transformou num dos maiores setores da economia do país.
O Ruanda chamou a atenção da comunidade internacional, por causa do genocídio que ali se registou em 1994 e que levou à morte de mais de 800 mil pessoas. Desde então, o país viveu uma grande recuperação social e, hoje em dia, o seu modelo de desenvolvimento é considerado exemplar para os países em desenvolvimento (PED).
Em 2009, uma reportagem da CNN classificou-o como tendo a história de maior sucesso do continente africano, tendo alcançado estabilidade, crescimento económico (o rendimento médio triplicou nos últimos dez anos) e integração internacional.
Já em 2007, a revista Fortune tinha publicado um artigo intitulado "Why CEOs Love Rwanda" (porque é que os CEOs amam o Ruanda, em tradução livre). A capital, Kigali, é a primeira cidade africana a ser galardoada com o Habitat Scroll of Honor Award, em reconhecimento pela "limpeza, segurança e modelo urbano."
Em 2008, o Ruanda tornou-se o primeiro país a eleger uma legislatura nacional na qual a maioria dos membros eram mulheres.
O Ruanda aderiu à Commonwealth of Nations em 29 de novembro de 2009 como 54º membro, fazendo do país, um dos apenas dois membros sem um passado colonial britânico.
Ao contrário dos países vizinhos, o Ruanda, que era um reino centralizado, não teve a sua “sorte” decidida na Conferência de Berlim (de 1885) e só foi entregue à Alemanha (juntamente com o vizinho Burundi) em 1890. No entanto, as fronteiras desta colónia – que, na altura incluíam também alguns pequenos reinos das margens do Lago Vitória – só foram definidas em 1900.
Depois da derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, o protectorado foi entregue à Bélgica. O domínio belga foi muito mais direto e duro que o dos alemães.
Depois da Segunda Guerra Mundial, o Ruanda tornou-se novamente um protectorado, pelas Nações Unidas, tendo tido a Bélgica como autoridade administrativa até à independência, que correu em 1962.

Sem comentários: