sexta-feira, dezembro 03, 2010

Mais um passeio...

Agora de Pocinho a Barca d'Alva pela linha férrea abandonada.
Para quem desconhece o interior, as belezas naturais, o património anteriormente edificado e, actualmente, abandonado e degradado, aqui fica esta proposta de passeio.
É pena que algumas das rotas turísticas não passem por estas paragens!
Pocinho é uma aldeia de Portugal, situada no concelho de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda. A sua estação ferroviária é actualmente o terminal da Linha do Douro. Perto da aldeia fica a barragem do Pocinho, no rio Douro. A montante da barragem, na margem esquerda do rio, está instalado um cais fluvial com capacidade para navios com porte até 300tdw.
A povoação desenvolveu-se com a construção da estação ferroviária, que serviu de ligação entre várias regiões e se tornou num importante entreposto de mercadorias, especialmente minério e produtos agrícolas .
O Pocinho é um dos pontos de ligação entre os distritos da Guarda e de Bragança, ligando os concelhos de Vila Nova de Foz Côa e Torre de Moncorvo. Antes da construção da barragem a travessia do rio era feita através de uma ponte rodo-ferroviária, que se encontra actualmente encerrada para ambos os tipos de tráfego.
Barca d’Alva é um lugar pertencente à freguesia de Escalhão, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, situada no Norte do distrito da Guarda, e inserida no Parque Natural do Douro Internacional. Junto à aldeia situa-se a fronteira com Espanha, aqui definida pelo curso dos rios Águeda e Douro.
Em 1887, Barca d'Alva foi palco da conclusão da Linha do Douro, que se transformou numa linha internacional, sendo a ligação mais directa entre o Porto e o resto da Europa.
Porém, em 1985 Barca d'Alva e o Douro, perdiam a sua ligação internacional e em 1988, era a vez do último comboio apitar em Barca d'Alva, com o encerramento do troço Pocinho-Barca d'Alva. Actualmente, todo o conjunto da estação está abandonado.
Barca d'Alva é também dotada de um cais fluvial, assinalando o limite de navegabilidade do Douro, que começa na sua foz no Porto.
Barca d'Alva é ainda o último local onde é possível atravessar o Douro de e para território português, através da ponte rodoviária Almirante Sarmento Rodrigues.

Sem comentários: