terça-feira, abril 06, 2010

Um Violino no Fado

Natalia Juskiewicz é uma violinista polaca com alma portuguesa. Natália já reside em Portugal há vários anos.
Estudou em Poznan, numa das escolas mais conceituadas do mundo. Iniciou a sua carreira musical como intérprete solista e tem integrado orquestras e formações polacas de prestígio internacional.
Durante umas férias, apaixonou-se de tal forma por Portugal, que decidiu radicar-se por cá. Foi com bastante facilidade que se adaptou-se quer à língua, quer à nossa cultura, afirmando que já se sente também bem portuguesa.
Em Portugal desenvolveu um novo percurso profissional, quer a solo quer fazendo parte de várias orquestras e grupos musicais. Estas actividades levaram-na a viajar intensamente por todo o país, de tal maneira que o passou a conhecer mais a fundo.
No início deste ano, deu mais um passo para a concretização de um novo projecto artístico: um disco de fado clássico onde a tradicional voz é substituída pelo violino.
É uma ideia simples e original que é, também, a homenagem sentida por parte da violinista clássica que, profundamente tocada pela expressão universal da nossa música, se descobriu com “alma fadista” e quis casar os dois universos. Assim, gravou dois fados, que são o “cartão-de-visita” para um cd, ainda em produção, que se adivinha arrebatador. No estúdio, com a artista, esteve um naipe de músicos de topo, acompanhantes habituais de nomes consagrados.
Foi também filmado um videoclip promocional que apresenta este projecto, e a imagem marcante de uma artista invulgar, que conseguiu “cantar o fado” com o violino.


A apresentação está feita. É com imenso prazer que aqui lhe deixo este vídeo. Aprecie este casamento invulgar!

Sem comentários: