sábado, abril 17, 2010

Islândia: O Fogo e o Gelo

A erupção do vulcão do glaciar Eyjafjallajökull, no sul da Islândia, instalou nestes últimos dias, o caos nos céus da Europa e do Atlântico Norte. Entre outros, foram encerrados os aeroportos britânicos, suecos, noruegueses, finlandeses, dinamarqueses, holandeses e alemães. As ligações de Portugal e Espanha com o norte da Europa também foram afectadas. O encerramento do espaço aéreo deveu-se às nuvens de cinza provenientes do vulcão.
Na Islândia, no entanto, o tráfego aéreo não foi perturbado e os voos com partida ou destino a Reiquejavique, fizeram-se com normalidade.
O vulcão, no glaciar Eyjafjllajokull, no sul da Islândia, registou na quarta-feira (14/4) a segunda erupção em menos de um mês. O calor da lava derreteu parte do gelo do glaciar, por isso, uma grande inundação atingiu o Sul da Islândia, destruindo várias estradas.




A antiga Thule dos geógrafos gregos, chama-se hoje Islândia (Terra de Gelos), devido à colonização da ilha pelos viquingues.
Localizada na Dorsal Médio-Atlântica, a Islândia é muito activa vulcânica e geologicamente, o que define sua paisagem. A Islândia (103 000 Km2) é conhecida pelos glaciares, fiordes, vulcões e gêiseres que embelezam a sua paisagem. O país é economicamente desenvolvido e a população desfruta de um elevado padrão de vida. Contudo, a crise económica de 2008, colocou este país à beira da bancarrota.
A Islândia é um país insular (com cerca de 6000 km2 de litoral) situado no Atlântico norte, entre a Noruega e a Gronelândia. Tem uma superfície de 102.819 km2 . O norte deste país fica muito próximo do círculo polar ártico. O território é constituído por um planalto com uma altitude média de 500m. Mais de 200 vulcões (utilizados como fontes geotérmicas) e cerca de cem glaciares cobrem aproximadamente um oitavo do território. O vulcão mais importante é o Hekla, com 1.491m de altitude. Apesar da elevada latitude da ilha, o clima não é hostil no litoral oeste, devido à influência da corrente (marítima) quente do golfo do México. No resto do país, o clima é frio (daí qe a vegetação seja pobre: musgos e líquenes). Nos meses de Maio e Junho, o sol ilumina o país durante o dia e a noite. O maior dos rios da Islândia é o Thjörsá e existe ainda um grande número de pequenos lagos.
A maioria dos islandeses concentra-se na capital, Reikjavik. A população (320 000 habitantes) caracteriza -se pela homogeneidade étnica.
Até ao século XX, a população islandesa era fortemente dependente da pesca e da agricultura. No século XX, a economia e o sistema de protecção social da islândia desenvolveram-se rapidamente e, nas últimas décadas, o país implementou o livre comércio no Espaço Económico Europeu, acabando com a dependência da pesca e partindo para novos domínios económicos no sector de serviços, finanças e de vários tipos de indústrias.
A cultura islandesa é baseada no património das nações nórdicas. A herança cultural do país inclui a cozinha tradicional islandesa, a poesia e as Sagas islandesas medievais.
Em 2007, o país foi classificado como o mais desenvolvido do mundo pelo Índice de Desenvolvimento Humano (Organização das Nações Unidas) e com o quarto maior PIB per capita do planeta.

2 comentários:

jucimara disse...

Que lindo, que profundo, como pode um lugar glacial explodir fogo?Que Deus de mistérios.

mosek27 disse...

Acho que é o preço que eles pagam por viverem naquele paraíso.Deus é justo!