sexta-feira, setembro 04, 2009

Os Hindus no Lumiar

Em Portugal existe, actualmente, uma comunidade Hindu de mais de 15 000 pessoas, cujas origens remontam a Indianos que regressaram das ex-colónias Portuguesas de África, principalmente de Moçambique, da antiga Goa e de outros territórios do Estado Português da Índia.
De acordo com a embaixada da Índia em Lisboa, os Indianos que vivem no nosso país são na sua maioria - Gujaratis (sendo o Gujarati ensinado (entre outros locais) no Centro Cultural da Comunidade Hindu de Lisboa, localizado no Lumiar), Punjabis e Goeses. A maioria dos hindus, vive na capital, Lisboa (Lumiar) e respectiva área metropolitana e frequentam o Templo dedicado a Radha Krishna.
A associação da Comunidade Hindu de Portugal, CHP, tenta preservar a identidade cultural e religiosa desta comunidade, além de oferecer o apoio necessário para uma melhor integração no País. Um membro conhecido dessa comunidade é Narana Coissoró (político do CDS/PP).
Não existem, contudo, muitos registos da prática do Hinduísmo em Portugal.
O hinduísmo é a terceira maior religião do mundo, em número de praticantes, com 96% dos seus crentes localizados no subcontinente indiano.
Se quiser saber mais alguma coisa sobre esta e outras comunidades clique aqui .

Sem comentários: