quinta-feira, março 28, 2024

Bolo Rançoso

Com votos de uma Santa Páscoa aqui lhe deixo mais uma receita de Bolo Rançoso que faz parte do receituário gastronómico do Alentejo.

Ingredientes:
250 gr. de amêndoa pelada e ralada
200 gr. de açúcar amarelo
80 gr. de manteiga
2,5 dl de água
250 gr. de doce de chila
9 gemas mais 1 ovo completo
3 colheres de sopa de farinha com fermento

Preparação:
Num tacho, leve a amêndoa ao lume juntamente com a água e o açúcar amarelo. Ferva até a água reduzir e quase secar totalmente, fica uma mistura húmida. Deixe arrefecer e junte a manteiga amolecida e o doce de chila. Misture bem. Por fim, adicione as gemas batidas mais o ovo, e a farinha. O bolo é cozido numa forma untada com manteiga e coberta por papel vegetal, também este untado com manteiga. Quando a massa do bolo já estiver na forma, cubra o topo da mesma com farinha. 
Este truque serve para evitar que o bolo queime e para formar crosta. Também o pode  cobrir com folha de alumínio. Portanto, coloque uma camada de farinha por cima da massa até esta ficar bem tapada. Leve o bolo a cozer a 160/180º, conforme a potência do seu forno. Pode levar 40-50 minutos a cozer a 160º. O bolo deve ficar firme mas húmido. Espete um palitinho ou abane a forma do bolo, delicadamente, dentro do forno e se a massa se agitar muito é porque ainda está mal cozida. Para servir, deixe arrefecer e tire a farinha do bolo com um pincel. 
Bom apetite.

Sem comentários: