quarta-feira, junho 19, 2019

O Palácio do Salvador

O Palácio do Salvador ou Palácio dos Condes dos Arcos (de Valdevez ou dos Condes de S. Miguel) é uma casa senhorial situada na freguesia de Santa Maria Maior em Lisboa.
Foi construída por iniciativa do sexto conde dos Arcos, provavelmente entre 1755 e 1768, sobre as ruínas das antigas casas nobres anexas ao Convento do Salvador, fundado no século XIII.
O Palácio do Salvador é um singelo mas imponente edifício setecentista de cinco pisos, domina o Largo do Salvador, no coração do bairro lisboeta de Alfama, apresentando características próprias da reconstrução pombalina.
No interior, os salões do piso nobre exibem azulejos setecentistas e tetos apainelados seiscentistas. Este palácio possui capela com altar setecentista em talha dourada e policromada, enquadrado por um pórtico de desenho clássico em mármore rosa, e onde figura uma tela com uma representação de Nossa Senhora da Conceição, de feição italianizante, provenientes do Palácio dos Condes de São Miguel, em Arroios; nas paredes encontram-se azulejos que apresentam cenas da vida da Virgem. Por ser um imóvel particular, não é permitido visitar o seu interior.

Sem comentários: