terça-feira, abril 03, 2018

Os Tapetes de Beiriz

Os tapetes de Beiriz são um produto de artesanato rústico em lã, originários da freguesia de Beiriz, concelho da Póvoa de Varzim, a 30 Km do Porto, em Portugal.

Estas peças de artesanato são produzidas em teares de madeira 100% manuais, sendo este um trabalho extremamente minucioso e que envolve grande pericia.


Estes tapetes celebrizaram-se pelo chamado "ponto de Beiriz", mas também pelo "ponto estrela" e pelo "ponto zagal". A sua característica mais notável é o fato do desenho do tapete se manter quando este é virado do avesso. Os tapetes apresentam desenhos originais com flores como tema predominante. As mulheres, no tear, "cantam" as cores dos cartões e, com uma perícia notável criam modelos de tapeçaria fina que fazem do tapete de Beiriz um excelente embaixador do artesanato do concelho.

A sua origem está na antiga fábrica de Tapetes Beiriz, fundada em  1919, por Hilda Brandão, uma aristocrata portuguesa criada no Brasil e a viver em Beiriz. Disposta a reavivar a tradição da tapeçaria, introduz a técnica do nó Turco, que rapidamente ganhou a designação de nó Beiriz.
Com sucesso imediato, o negócio rapidamente cresceu como sólida industria. Apesar disso, a fábrica viria a encerrar a sua atividade na década de 70.

Em 1988, uma empresária alemã vê na arte de Beiriz uma oportunidade para erguer um negócio. Adquiriu alguns dos teares da antiga empresa e recrutou alguns dos seus ex-trabalhadores, permitindo que Beiriz voltasse a ver produzidos os seus amados tapetes.

Para além de casas particulares, os famosos Tapetes de Beiriz podem ser vistos e pisados nos salões nobres das Câmaras Municipais do Porto e de Lisboa,Teatros Nacionais, Palácios, bem como no Tribunal Internacional de Haia (Países Baixos).

Angola é um dos principais mercados para este tipo de tapeçarias, que podem ser apreciadas em quase todos os edifícios públicos, governamentais e institucionais.

Para além do primor de execução e acabamentos, os tapetes de Beiriz têm como característica, na atualidade, a introdução de elementos de inovação e criatividade. De modo a que surjam produtos ainda mais actuais e versáteis, com novas técnicas, desenhos, materiais e acabamentos.

Se quiser assista, aqui, ao programa televisivo Visita Guiada acerca dos Tapetes de Beiriz e em baixo a um vídeo institucional sobre estes tapetes.

Sem comentários: